ASSUFBA e servidores se reúnem para discutir a portaria que propõe o retorno gradual na UNILAB

Na manhã desta sexta-feira (04/12), a ASSUFBA se reuniu com os trabalhadores da UNILAB para debater a construção de medidas a fim de oferecer as condições necessárias para uma possível volta das atividades presenciais na instituição. O Sindicato ressalta que o retorno só deve ocorrer quando houver segurança e iniciativas que garantam a preservação da vida da comunidade universitária.

O Plano de Biossegurança da UNILAB, organizado pela Portaria Reitoria nº 455, de 30 de outubro de 2020 e aprovado pela Resolução Consuni nº14, de 22 de outubro de 2020, também esteve em debate.

Diante da possibilidade de retorno gradual das atividades presenciais a partir de 4 de janeiro de 2021, a Coordenadora de Formação Sindical da ASSUFBA, Adelmária Ione, informou aos servidores que o Sindicato propôs o agendamento de uma reunião com a Reitoria da UNILAB para dialogar sobre a proposta. Ela também apresentou ao reitor da UNILAB, Roque do Nascimento Albuquerque, a necessidade de ampliação da força de trabalho no Campus do Malês.

Vale lembrar que a ASSUFBA produziu um documento base com propostas de condições de trabalho necessárias para um possível retorno, que deve ser aprimorado pelo coletivo dos trabalhadores da UNILAB, conforme as especificidades dos ambientes de trabalho. O Sindicato reafirma o posicionamento de que as atividades presenciais só devem ser retomadas quando houver condições seguras. Toda vida deve ser preservada.