ASSUFBA, há 37 anos protagonizando a luta em defesa dos Técnico-administrativos em Educação e das universidades federais

Há 37 anos nascia a ASSUFBA (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia), uma entidade pautada pelo compromisso de lutar em defesa dos servidores e das universidades públicas federais.

Fundada no dia 1º de dezembro de 1980, ainda como Associação, a ASSUFBA tem participado, ao longo de quase quatro décadas, de importantes momentos do Brasil e de intensas manifestações, atos e greves, em defesa da categoria, sempre em busca de melhorias para os trabalhadores.

Em 1984, o Sindicato fez uma grande greve nacional de mais de 84 dias. O fruto da mobilização foi o primeiro plano de cargos e salários da categoria. Uma conquista importante. Ao longo dos anos, muitas vitórias foram alcançadas, a exemplo da jornada de 30 horas, o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e a carta sindical. Tem ainda os êxitos no âmbito judicial, através de ações movidas pela entidade.

Agora, novos desafios são postos, sobretudo, diante da conjuntura política e econômica do país, em que o governo tem feito duros ataques aos serviços públicos e cortou recursos das universidades públicas federais. A ASSUFBA reitera a disposição para a luta a fim de que não haja retrocessos.

Hoje, a ASSUFBA cresceu e representa os servidores da UFBA, UFRB, UFOB, UFSB e UNILAB. Apesar da ampliação, a responsabilidade e o comprometimento com as causas dos TAEs e das universidades permanecem como o principal norte do trabalho do Sindicato.