Assufba incentiva saúde e qualidade de vida na 2ª Caminhada da Saúde

 

A manhã deste sábado (22/10) foi de disposição, integração e alegria. Os técnico-administrativos da UFBA fizeram da 2ª Caminhada da Assufba um sucesso. O evento começou com palestras sobre hipertensão e educação alimentar.

O cardiologista, Dr. Júlio Braga, falou sobre formas de prevenção e tratamento da hipertensão, uma doença que, muitas vezes, pode não apresentar sintomas. O profissional lembra que mesmo os acometidos pelo problema, podem fazer exercícios, mas de forma gradual. Alerta ainda que, em caso de dor durante a prática, o ideal é que a pessoa procure um médico.

img_1991

Aliado às atividades, uma alimentação saudável também é capaz de prevenir doenças. É o que alerta o nutricionista, Alisson Barbosa, segundo palestrante do evento, que também deu dias dicas sobre os alimentos mais indicados para manter a saúde em dia. Segundo ele, os ultraprocessados devem ser evitados, pois não oferecem nutrientes e possuem um alto índice de sódio.

Após tirar dúvidas com os profissionais da área de saúde, os servidores e familiares fizeram um aquecimento com o fisioterapeuta Paulo Henrique, para evitar surpresas durante a caminhada.

img_2100

Debaixo de um céu azul e um clima de total descontração, os presentes percorreram o Campus Universitário até chegar ao Centro de Educação e Esporte, em Ondina. A coordenação de Esporte e Cultura da Assufba, que idealizou o evento, lembra que tudo foi feito com muito cuidado e organização. Além da distribuição de água por todo o percurso, duas ambulâncias acompanhavam a caminhada para qualquer emergência. Antes, os participantes também puderam aferir a pressão.

img_2002

“O objetivo da Assufba é promover a qualidade de vida e o bem estar dos associados. A caminhada também é uma forma de agregar a categoria e comemorar o Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de agosto”, afirma o coordenador Mário Sérgio Nascimento.

Para o coordenador José Gomes da Silva, é uma ótima oportunidade dos trabalhadores refletirem e se cuidarem mais. Colocar em prática tudo que aprenderam neste sábado.

img_2050

Estreante na Caminhada da Saúde, a servidora Mariam Jalal Husein, lotada na Maternidade Climério de Oliveira, gostou da iniciativa. “Eu adorei. É uma ideia muito bacana. Trouxe meu marido e meu filho. Através das palestras, podemos perceber o que fazemos de errado no dia a dia”.

Opinião semelhante tem a aposentada Maria Conceição Amorim, que participa pela segunda vez do evento. “Achei excelente. Além da caminhada ser uma forma de praticar exercício físico, as palestras também ajudaram a entender como funciona o nosso organismo e o que devemos comer”.