ASSUFBA Itinerante faz mais uma parada: Faculdade de Odontologia recebeu visita da Coordenação
Na tarde da última segunda-feira (12/08), o ASSUFBA Itinerante esteve na FOUFBA/UFBA para mais um encontro com a categoria. O projeto é uma forma de o Sindicato se aproximar dos servidores e, no pós-greve, levar informações sobre o andamento das discussões em torno do Termo de Acordo de Greve Nº 11/2024.
O coordenador geral, Renato Jorge, explicou a dinâmica em torno dos trâmites até o envio do Projeto de Lei Orçamentária de 2025 ao Congresso, cujo prazo é no final de agosto. Enquanto isso, a FASUBRA se desdobra entre as mesas setoriais e específicas, que acontecem no MEC e no MGI, para amarrar todos os detalhes do acordo.
Munidos da nova edição do Espaço Livre, o boletim da ASSUFBA, a coordenadora de formação sindical, Adelmaria Ione, e Renato explicaram ponto a ponto do Acordo, desde as mudanças remuneratórias até as de caráter de incentivos na Carreira, incluindo as de curto prazo a serem implementadas em janeiro de 2025 e aquelas que só entrarão em vigor em 2026.
A racionalização dos cargos e as 30 horas foram temas importantíssimos no pós-acordo e tiveram suas devidas explicações pela coordenação, que também ouviu as dúvidas dos trabalhadores. O tema envolve a atualização da força de trabalho, eliminando terceirizações e trabalho precarizado, e, principalmente, as aglutinações, desmembramentos, recuperações, criações e reclassificações de cargos. Renato explicou que, para realizar a racionalização dos cargos, é preciso alterar a legislação para abrir uma brecha.
Adelmaria, integrante da Comissão de Ajustes de Jornadas, explicou como funciona o processo para a aprovação das 30 horas nas unidades e também informou que quatro setores em Odontologia já estão com pareceres aprovados na reitoria para serem deferidos.
Renato explicou que a luta pelas 30 horas abre a possibilidade de qualificação e capacitação, outro ponto do acordo de greve. Somente na UFBA, a coordenação trouxe dados da PRODEP, indicando que 702 trabalhadores ainda não percorreram o caminho da capacitação e qualificação.
Agenda com a PRODEP
Diante da necessidade de aproximação do diálogo com a PRODEP, o Sindicato realizará nesta quarta-feira (14/08), às 14h30, uma edição do ASSUFBA Com Vida com a presença do Pró-Reitor, Jeilson Barreto, para tratar do acordo de greve e da agenda com a Pró-Reitoria.
Assédio Moral
O Sindicato ouviu relatos sobre o dia a dia na unidade e algumas situações que expõem os servidores a casos de assédio. Por exemplo, a situação em que técnicos são substituídos por estagiários quando entram de férias. Todas as informações foram coletadas pela ASSUFBA, que já agendou uma reunião com a diretora da FOUFBA, aguardando a confirmação.
Além disso, Renato propôs que o projeto-piloto da campanha contra o assédio moral aconteça em Odontologia, dada a gravidade dos relatos trazidos. Essa é uma luta histórica do Sindicato, que tem trabalhado junto à Administração Central e à PRODEP para que relatos como os apresentados deixem de existir na UFBA.