ASSUFBA Itinerante faz parada na Escola de Nutrição e na Faculdade de Odontologia da UFBA

O projeto ASSUFBA Itinerante visitou, na manhã desta terça-feira (30/07), a Escola de Nutrição e a Faculdade de Odontologia da UFBA, para conversar com os Técnico-Administrativos em Educação sobre a conjuntura do país, os impactos das medidas do governo Bolsonaro na Universidade e no serviço público, além de demandas específicas dos servidores.

Um dos temas abordados pelo Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, foi a reforma da Previdência, que o governo tenta aprovar de qualquer jeito. Ele lembrou que muitos servidores já estão em abono de permanência e que, muito em breve, a força de trabalho na UFBA vai reduzir. Por isso, a resistência contra o projeto é fundamental. 

Outra medida prejudicial é o Future-se, projeto que visa, no final das contas, a privatização das universidades. Renato lembrou que algo parecido já aconteceu no passado, com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que enfrentou grande resistência da ASSUFBA à época. O que o governo quer é desmontar o serviço público e as universidades.

O Coordenador de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Paulo Vaz, falou sobre os adicionais de insalubridade e periculosidade, retirados pela UFBA e que, graças à atuação da entidade, foram devolvidos, na maior parte dos casos, já que alguns TAEs ainda estão sem receber os valores. Os servidores das unidades puderam tirar dúvidas e fazer ponderações sobre a questão.

Os coordenadores Valmiro dos Santos, Eliete Gonçalves e Dolores Brito também participaram das reuniões e trataram de demandas importantes para os trabalhadores, como os Turnos Contínuos e a necessidade de capacitação e qualificação dos Técnico-Administrativos em Educação.