ASSUFBA marca presença do Encontro de Pessoas Idosas e Pensionistas da Asaprev

A Coordenação de Aposentados da ASSUFBA Sindicato, através de Edgar de Jesus, esteve presente na sexta-feira (09/11), no Encontro de Pessoas Idosas e Pensionistas da Asaprev (Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia).

O evento é uma das ações de Atenção à Saúde do Idoso da entidade, com uma palestra sobre o câncer de próstata, associada à campanha Novembro Azul, de prevenção à doença.  

No evento, além da palestra realizada pela enfermeira do Hospital Roberto Santos, Ana Santos, especialista em terapia intensiva, foram disponibilizados exames de medição da pressão arterial e da glicemia.

A Asaprev costuma acolher em seus encontros o depoimento de idosos que participam de alguma forma da instituição; o coordenador de aposentados da ASSUFBA, convidado à participar do evento à frente da mesa do evento contou aos colegas sobre sua vivência nas imediações de Santo Amaro, fase difícil em que realizou trabalhos em roças e fazendas de cana e fumo.

Muitos dos presentes se reconheceram na história de Edgar e o aplaudiram. O sindicalista falou sobre suas atribuições na ASSUFBA, Sindicato que tem um vasto número de aposentados, disse com muito carinho à entidade e aos presentes “vão ao médico, é preciso ter uma atenção maior na melhor idade. Não cedam aos estresses” e ainda acrescentou “não sejam as babás dos netos, nem os adormecidos no sofá”.

Por fim, o coordenador firmou o compromisso de ir à Brasília, através da ASSUFBA junto à Asaprev, para lutar contra a reforma da Previdência proposta pelo governo federal.

Também participaram da mesa Maria Helena Nunes, terapeuta responsável pela mediação e Hilário de Oliveira que levou seu depoimento como aposentado, compartilhando sua luta diária. Oliveira é também professor de dança da Associação.