ASSUFBA monitora condições de trabalho dos servidores dos HUs

Desde o início da pandemia do coronavírus no Brasil e na Bahia, a ASSUFBA procurou as universidades federais do Estado para saber como ficaria a situação dos servidores, especialmente os lotados nos Hospitais Universitários.

De lá para cá, muitas medidas de proteção à saúde foram tomadas e o Sindicato tem acompanhado de perto as condições de trabalho dos servidores.

Embora não seja Hospital de Referência para isolamento e tratamento da Covid-19, o COM-Hupes (Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos) eventualmente recebe alguns pacientes com suspeita de contaminação, até aqueles que já faziam algum tipo de tratamento na unidade. Sendo assim, o fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados é primordial para assegurar a saúde dos funcionários.

A representante da Seção Sindical do COM-Hupes, Almira do Rosário, explica que a melhoria nas condições de trabalho sempre foi uma bandeira de luta da categoria, com a pandemia, a reivindicação se intensificou. “Ainda não há falta de EPIs no Hupes. Mas, estamos racionalizando tudo o que temos. Recebemos também algumas doações”, afirma.

O hospital já registrou casos de funcionários contaminados. No entanto, de acordo com Almira do Rosário, não foi por falta de EPI. Ela também conta que, caso algum trabalhador apresente sintomas, é avaliado pelo setor de Pneumologia para que sejam tomadas as devidas providências.

Além disso, o GTTCOVID-19 HUPES (Grupo Técnico de Trabalho de Medidas de Prevenção e Controle de COVID19) se reúne de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h, para discutir a questão do coronavírus no hospital.

No SMURB, que também não é Hospital de Referência, também não há falta de EPIs. O Coordenador da ASSUFBA, Mário Sérgio Nascimento, explica que “uma parte dos funcionários está trabalhando remotamente. Uma vez por semana o Serviço Médico Universitário Rubens Brasil abre para atendimento dos casos mais urgentes, com a presença de alguns profissionais de áreas especificas. Todos devidamente equipamentos e com todos os cuidados recomendados”.