ASSUFBA movimenta Centro de Salvador e faz ato em defesa das universidades federais

A mira do governo federal está apontada para o funcionalismo público. As medidas neoliberais de Temer prejudicam não só os servidores, mas o funcionamento das universidades públicas federais. Para protestar contra o desmonte das instituições e pela valorização dos trabalhadores, a ASSUFBA realizou, na manhã desta quarta-feira (02/08), Dia Nacional de Luta e Paralisações, ato na praça da Piedade, Salvador.

Os protestos acontecem em todo o país em defesa das instituições de ensino públicas e por abertura de negociações. O governo endureceu ainda mais a postura com as universidades e ampliou o contingenciamento de recursos.

Presente no ato, o Coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge, falou das dificuldades de as universidades conseguirem manter serviços básicos como limpeza e segurança. Além disso, muitos terceirizados têm sido demitidos em função da falta de verbas.

As bombas são muitas. Temer também planeja reduzir os benefícios dos servidores e elevar a contribuição previdenciária no serviço público de 11% para 14%. O presidente golpista ainda estuda adiar o reajuste dos funcionários.

Durante a atividade, que contou com a ampla participação da categoria, sem contar com os transeuntes, que manifestaram apoio e se incorporaram à mobilização, os coordenadores da ASSUFBA reforçaram que é preciso envolver ainda mais a sociedade organizada para conter os retrocessos impostos pelo governo.

Após o ato, a ASSUFBA realizou uma feijoada cultural na Faculdade de Economia, com direito a apresentação musical. À tarde, às 15h, os trabalhadores fazem vigília na praça da Piedade para acompanhar a votação da denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer.

O Coordenador geral, Renato Jorge, chamou atenção para que cada cidadão atente para o voto dos deputados em relação ao futuro de Temer. Afinal, em 2018 tem novas eleições e é bom observar quem está do lado do trabalhador.

Fotos: Foco Filmes