ASSUFBA na luta pela recomposição do orçamento da Ciência e Tecnologia

Dando continuidade à agenda de ações desta terça-feira (26/10), a ASSUFBA participou do ato em defesa da recomposição do orçamento da Ciência e Tecnologia. Além dos servidores, a atividade, que aconteceu na porta da Reitoria da UFBA, contou com a participação de estudantes e professores.

Em todo o país acontecem atos nesta terça-feira (26/10), Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Ciência, contra a retirada de cerca de R$ 635 milhões do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. Vale lembrar que o FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) tem R$ 2,7 bilhões esperando para serem liberados e usados ainda neste ano.

Presente no ato, o Coordenador da ASSUFBA, Jorge Edmundo da Silva, denunciou que o corte representa 92% dos recursos que deveriam ter sido liberados. “Vai impactar na suspensão do pagamento de bolsas de pesquisas dos estudantes. Estamos indignados”, disse.

Opinião semelhante tem o Coordenador do Sindicato, Edgar de Jesus. Para ele, o governo Bolsonaro provoca um verdadeiro desmonte na educação e aprofunda o corte de verbas. “Não podemos aceitar”, exclamou.

O processo de desmonte da educação faz parte do projeto de destruição do Estado, orquestrado por Bolsonaro. Um exemplo é a Reforma Administrativa. A proposta também foi alvo de protestos no ato. O Coordenador da ASSUFBA, Valmiro dos Santos, afirmou se tratar da PEC da morte. “Não vamos de jeito nenhum aceitar o bonde passar. Essa é uma luta de todos nós. Estamos aqui em defesa do Brasil e em repúdio ao presidente, que é contra o povo, o estudante, o trabalhador e a vida”.

A unidade para deter os ataques de Bolsonaro deu a tônica do ato. O Coordenador da ASSUFBA, Paulo Roque Bispo, reforçou que “estamos unidos em uma só força para derrotar esse governo, que mata o povo de fome e retira direitos”.

Durante o ato, o reitor da UFBA chamou as lideranças das entidades da mobilização para uma reunião na Reitoria. João Carlos Salles manifestou apoio à luta, afirmou ser importante a manifestação e ressaltou a defesa da sustentabilidade da universidade pública, gratuita e de qualidade.