ASSUFBA parabeniza a UFRB pelos 14 anos de Educação Superior no Recôncavo da Bahia

No dia 29 de julho de 2005 nascia a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a instituição que deu a negros, camponeses, quilombolas, indígenas e filhos de trabalhadores da região a possibilidade de ingresso no ensino superior. Hoje, a UFRB completa 14 anos e a ASSUFBA não só a parabeniza, como deseja a sua expansão e qualificação. 

A UFRB mudou a realidade do Recôncavo. Foi a primeira Universidade Federal do Interior da Bahia. A ASSUFBA foi uma das defensoras do projeto e batalhadora pela criação da universidade junto com outras instituições do movimento social e vários parlamentares baianos que construíram este sonho.

Hoje, a instituição está presente em Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira – São Félix, Amargosa, Santo Amaro e Feira de Santana. Atualmente, possui uma comunidade acadêmica de aproximadamente 12.500 estudantes, 900 professores e 700 Técnico- Administrativos em Educação. São 67 cursos de graduação e 43 cursos de pós-graduação.

A universidade se destaca pela política de inclusão social, com projetos de pesquisa e programas de extensão com alto nível, que possibilitam grande inserção na comunidade. Há 14 anos, a UFRB tem cumprido o papel da interiorização, criação e difusão com inovação de tecnologia e conhecimento. Tudo isso com contribuição decisiva e valiosa dos Técnico-Administrativos em Educação. “Nós também construímos a universidade brasileira.”Diz Aída Maia, Coordenadora do Sindicato.

Diante do cenário de ataques à educação, vida longa à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia! Viva a Professora Georgina Gonçalves, Reitora escolhida pela comunidade! Reitora Eleita. Reitora Empossada. Resistir é preciso.