ASSUFBA parabeniza Comunidade da UFRB pelos 13 Anos da Universidade

Neste dia 29/07, que marca os 13 anos de existência da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a ASSUFBA – Sindicato vem, uma vez mais, externar o orgulho que sente pela Categoria dos Técnico-Administrativos da UFRB, reconhecendo seu compromisso, atuação e contribuições indispensáveis nas áreas administrativa, acadêmica e política desta importante e representativa Universidade do Brasil, ao tempo em que saúda também os demais membros de sua Comunidade Universitária.

A ASSUFBA foi uma das defensoras do Projeto da UFRB, junto com outras instituições do Movimento Social e parlamentares baianos, dentre os quais se destaca a Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB-BA), que cumpriu importante papel para a aprovação no Congresso Nacional da proposta inovadora em que se configurava a existência de uma Universidade no Recôncavo da Bahia.

Criada em 29/07/05 pelo Governo Lula, hoje, 29/07/18, a UFRB completa 13 anos e a Categoria dos Técnico-Administrativos em Educação é, sem dúvida, parte amplamente responsável por esta conquista para a Educação Nacional. A Coordenadora Geral da ASSUFBA, Aida Maia, é uma das Técnicas fundadoras da Federal do Recôncavo ainda em exercício no quadro de servidoras da UFRB e que faz parte da história desta Instituição desde que a hoje Universidade ainda era Escola de Agronomia vinculada à UFBA. “Em tempos de Golpe, comemorar os 13 anos de uma conquista grandiosa como a criação da UFRB é algo muito simbólico e com grande significado político. Muito me orgulha fazer parte da história de uma Universidade que cumpre importante papel social para a inclusão de pretos, pobres e quilombolas no Ensino Superior brasileiro e é a segunda maior da Bahia”, relata Aida Maia.

A comemoração do aniversário de 13 Anos da UFRB acontece em momento muito difícil do país, quando o Presidente responsável pelo Governo que defendeu a expansão e interiorização do Ensino Superior, Luiz Inácio Lula da Silva, encontra-se encarcerado como Preso Político do Golpe de Estado em curso no Brasil, Golpe que teve como seu marco inicial o “Impeachment” da Presidenta Dilma Rousseff.

Mesmo diante da difícil conjuntura política atual que vivenciamos, comemoramos junto com a Comunidade Universitária da UFRB, especialmente com os colegas Técnico-Administrativos, esta importante data.

Parabéns à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e às Pessoas que constroem esta Instituição todos os dias!

Card_13 Anos-UFRB_TAEs