Assufba participa da Semana de Enfermagem do HUPES

Boas práticas do cuidar de si e do outro: desafios da enfermagem contemporânea. Esse é o tema da III Jornada Científica de Enfermagem, realizada pelo HUPES. Mas, como manter o elevado nível do trabalho do profissional de saúde com tantos desafios, sobretudo na atual conjuntura? O questionamento foi feito pela coordenadora de Saúde da ASSUFBA, Almira do Rosário, que compôs a mesa de abertura do evento, nesta quinta-feira (11/05).

IMG_0480
O desafio se põe diante da situação do país, de ataque aos direitos, ao SUS (Sistema Único de Saúde), à educação, inclusive, com redução de recursos. Portanto, para Almira, “o tema do evento é bastante interessante, principalmente, pelo momento político, social e econômico em que o Brasil vive”.
Almira ainda alertou para a necessidade de atenção à saúde, tanto de quem cuida, o trabalhador, quanto daquele que é cuidado, o paciente. Além disso, relatou a situação em que vive o HUPES. “Há falta de material, de condições de trabalho. Sem falar da precariedade da saúde do trabalhador, que tem causado adoecimento, por falta de uma estrutura digna e mínima”.

IMG_0476
A situação é motivo de preocupação para o Sindicato. “A ASSUFBA, que completou 36 anos, tem uma relação visceral com o HUPES, porque a entidade começou exatamente aqui, no momento da ditadura militar, por um grupo de servidores que resolveram lutar pela democracia e pelos direitos trabalhistas dos técnico-administrativos em Educação”, relatou a coordenadora de saúde.

Mês da Enfermagem

A III Jornada Científica de Enfermagem acontece no mês de maio, em que são comemorados o Dia Internacional da Enfermagem (12/05) e o Dia Nacional do Auxiliar e Técnico de Enfermagem (20/05). O evento também faz parte da 78º Semana Brasileira de Enfermagem, que acontece em todo Brasil.