ASSUFBA participa de encontro na UFBA com parlamentares, que manifestam apoio às instituições federais de ensino

A semana começou intensa para a ASSUFBA. Na manhã desta segunda-feira (13/05), a Coordenação do Sindicato participou de encontro com parlamentares da bancada baiana no Congresso Nacional, na Reitoria da UFBA, para discutir a decisão do MEC (Ministério da Educação) de bloquear 30% da verba destinada às instituições federais de ensino público superior.

O reitor da UFBA, João Carlos Salles, manifestou preocupação com a ameaça à educação na Bahia e no país. “Nosso Estado não pode perder uma oportunidade histórica de apoiar a pesquisa. Não podemos ser a geração que aceita calada a destruição da nossa universidade”, disse. Também afirmou ser surpreendente a justificativa para o bloqueio, de que a instituição tinha insuficiente desempenho acadêmico e promovia balbúrdia. “Nosso desempenho tem sido cada vez melhor. Vamos continuar realizando eventos, como o Fórum Social Mundial, os Congressos da UNE e da UFBA”. 

 

Durante a atividade, o deputado federal Daniel Almeida, coordenador da bancada federal da Bahia, entregou uma carta ao reitor da UFBA, com assinatura de dezenas de parlamentares. Um dos trechos do documento diz que “a bancada da Bahia no Congresso Nacional vem manifestar seu total apoio à luta em defesa das universidades públicas e institutos de educação no Brasil, e, em especial as instituições baianas, diante das ameaças de cortes nos repasses e da possibilidade de funcionamento das instituições”.

Presente do encontro, a deputada federal e servidora licenciada da UFBA, Alice Portugal, destacou que “nós assistimos um ataque que vai na construção de uma linha de desmontar a universidade. Como não podem calar a universidade, bloqueiam os recursos de sustentação. A situação é muita séria”.

Além da ASSUFBA, a atividade contou com a participação de parlamentares e reitores das universidades e institutos federais da Bahia.