ASSUFBA participa do XXVII Seminário Nacional de Segurança das Instituições de Educação

Entre os dias 5 e 11 de agosto foi realizado em Brasília o XXVII Seminário Nacional de Segurança das Instituições de Educação: IPES e EBTT. Nelson Gomes das Neves, chefe da guarda universitária da UFBA, foi o delegado representante da Bahia e da ASSUFBA no evento.

Na ocasião, foi elaborada uma carta aberta destinada ao Ministério da Educação (MEC), solicitando esforços dos órgãos da administração central para a realização de concurso público para cargo de segurança nas instituições de ensino federais. O documento foi entregue ao ministro Rossiele Soares da Silva no dia 8 de agosto.  

A carta expõe pontos importantes sobre a atual conjuntura das instituições de ensino em que há um recorrente processo de vulnerabilidade das pessoas às mais diversas ações violentas.

Vale lembrar que em julho deste ano foram registrados três estupros de estudantes na Universidade Federal da Bahia e o sequestro de uma Técnica-Administrativa em Educação no estacionamento do Hospital Universitário da UFBA.

A terceirização do serviço de guarda é um ponto enfaticamente colocado na carta como um problema agravante para os preocupantes acontecimentos recentes nas instituições.

Segundo os participantes signatários, a terceirização se deu devido a um intenso processo de desmonte em que as instituições de ensino se viram obrigadas a recorrer ao serviço de segurança terceirizado, que apenas presta apoio às questões patrimoniais. As pessoas que compõe a instituição, no entanto, ficam desfavorecidas.

Os participantes do XXVII Seminário Nacional de Segurança das Instituições de Educação: IPES e EBTT ainda colocam que é necessário condições mínimas para implantação, reimplantação ou aumento das guardas. Além do pedido urgente de concurso público, é solicitado no documento infraestrutura necessária para execução dos serviços de segurança e plano de capacitação para os trabalhadores e trabalhadoras de segurança.

A carta foi entregue também aos Ministério da Justiça, Ministério da Defesa e ao Congresso Nacional. Em Salvador, Nelson Neves entregou a cópia da carta ao vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez.

Confira na íntegra a carta:

carta 1   carta 2