ASSUFBA presente na resistência contra a reforma da Previdência

No Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência (22/03), a ASSUFBA Sindicato junto a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e às demais entidades e centrais sindicais, fizeram um grande ato de resistência à tentativa do governo Jair Bolsonaro de acabar com a aposentadoria.

Em Salvador, o ato conseguiu concentrar inúmeras entidades e forças políticas. O momento foi de união pela classe trabalhadora e suas diversas categorias. Os manifestantes caminharam pacificamente da Rótula do Abacaxi até a região do Shopping da Bahia.

Ione dos Santos, coordenadora da ASSUFBA representando a UNILAB, comentou a importância do ato desta sexta-feira e o classificou como renovador. “O ato de hoje mostrou uma retomada do que é ser trabalhador, independente de onde você esteja inserido. Este dia pra mim tem um significado extremamente importante. Renova o sentimento da gente, enquanto sindicalista, na esperança de que a luta está valendo a pena”.

A PEC 6/2019, que modifica o sistema de previdência social, impõe a idade mínima de aposentadoria de 65 anos de idade para homens e 62 para mulheres, além de aumentar o tempo mínimo de contribuição de 15 para 20 anos. O ataque continua com a previsão da aposentadoria pelo regime de capitalização, acabando com o modelo solidário e tripartite, em que a contribuição é dividida entre trabalhadores, empregadores e o Estado.