ASSUFBA protesta contra a Reforma da Previdência em ato na Piedade

A ASSUFBA esteve à frente do ato contra a reforma da Previdência, na manhã desta quarta-feira (10/07), realizado pela CTB Bahia e sindicatos filiados à Central, na praça da Piedade. O objetivo foi chamar a atenção da população para a necessidade de ampliação da resistência em defesa da aposentadoria. 

O Coordenador Geral do Sindicato, Renato Jorge, lembrou que o governo Bolsonaro, a fim de convencer a população sobre a reforma da Previdência, utiliza o falso discurso de combater privilégios, coloca na linha de fogo algumas categorias, como os servidores públicos. A maioria não recebe mais do que R$ 5 mil, sem contar que os salários estão congelados, no caso dos Técnico-Administrativos em Educação.  

Renato Jorge denunciou ainda as atitudes de Bolsonaro. “O governo não tem compromisso com a população. Quer reduzir o tamanho do serviço público e assim vai afetar quem mais precisa de áreas como saúde e educação públicas. Também anunciou que não vai mais realizar concursos públicos. No caso da UFBA, por exemplo, são quase 500 professores em abono de permanência. Não haverá reposição do quadro. Um prejuízo enorme”. 

Durante o ato, trabalhadores de diversas categorias e representantes de entidades sindicais tiveram lugar de fala. O apoio da população também foi importante. Para a Coordenadora de Políticas Sociais e Anti-Racistas da ASSUFBA, Lucimara da Cruz, “hoje é um dia de luta. Estamos  reunidos aqui na praça do povo para dizer que a gente não aceita o roubo do nosso passado, o assalto do nosso futuro porque a Previdência Social não é propriedade de empresa nem de banqueiros. É patrimônio da população brasileira, dos trabalhadores, os verdadeiros produtores do país, aqueles que carregam o Brasil nas costas”.

Lucimara da Cruz ressaltou a importância de envolvimento da população nas mobilizações. “Já estivemos em situações difíceis e conseguimos reverter. O povo nas praças, nas ruas. Não vão nos calar. Não vamos aceitar pacificamente que subtraiam de nós o resultado da luta de um povo inteiro. É a destruição do Estado brasileiro”. 

A reforma da Previdência determina idades mínimas para que o trabalhador se aposente de 65 anos (homens) e 62 (mulheres). Também modifica o cálculo do valor da aposentadoria. O piso do benefício será de 60% da média de todas as contribuições feitas pelo empregado. Para se aposentar com o valor integral, serão necessários 40 anos de contribuições.

Confira vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BInftnA-t-A&feature=youtu.be