ASSUFBA puxa multidão de TAE no portão de Ondina, nesta segunda-feira (13/05)
Um começo de semana glorioso para os(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação da UFBA que não se renderam ao cansaço de um gigantesco arrastão. Puxada pela ASSUFBA Sindicato e o Comando Local de Greve da UFBA, os(as) trabalhadores(as) se concentraram, às 8h, no portão principal da UFBA, em Ondina, munidos com uma faixa de 6 metros, chamando a atenção de quem passava.
Essa atividade foi aprovada por unanimidade durante o último encontro da categoria, na quinta-feira passada (09/05), durante o Ato na Reitoria da UFBA. Os(as) TAE seguem fortes na greve e mostraram todo o seu fervor nesta segunda-feira, sob a condução do coordenador Geral, Renato Jorge, Coordenador de Comunicação, Antônio Bomfim e a Coordenadora de Formação Sindical, Adelmária Ione. Servidores aguerridos como José de Deus, Marcelo Tavares e Fernando Bandeira, fizeram o uso da palavra.
Na concentração, Antônio Bomfim, fez a leitura da Carta Aberta ao Presidente Lula, ato histórico que ocorreu na última sexta-feira (10/05) e foi protagonizado pelos coordenadores da UFSB, Edinelvan Lima e Maristela Aragão, que entregaram na mão do Presidente o documento com as reivindicações em defesa da Democracia, do Sistema Federal de Ensino Público e, principalmente, as reivindicações da Greve Nacional dos TAE.
A categoria seguiu em arrastão pelas unidades administrativas e acadêmicas, onde teve a oportunidade de trocar algumas palavras com o Pró-Reitor de Desenvolvimento de Pessoas, Jeilson Barreto, e o Pró-Reitor de Administração, Wagner Miranda.
Encerrando a atividade, a Superintendência de Tecnologia da Informação – STI, antiga Divisão de Material, recebeu a visita do CLG depois do pedido de servidores lotados no local. Uma cena muito triste foi presenciada: uma árvore caiu em uma parte do telhado da unidade e a chuva danificou uma série de arquivos permanentes da instituição. Além disso, o CLG constatou as péssimas condições de trabalho, com locais extremamente insalubres, infestados de mofos e estruturas destruídos pela falta de manutenção. O caso será levado à reunião desta terça-feira (14/05), do Comando.