ASSUFBA realiza ação de solidariedade com trabalhadores terceirizados demitidos do COM-HUPES

Na manhã desta sexta-feira (24/09), a Coordenação da ASSUFBA Sindicato, junto com a Seção Sindical, distribuiu no estacionamento do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) cestas básicas para os trabalhadores(as) terceirizados(as) da higienização, que foram demitidos pela empresa Locserv há dois meses e estão sem receber salário, rescisão ou FGTS.

No último dia 21, a ASSUFBA tomou conhecimento da situação, que já vem se estendendo muito antes da demissão dos trabalhadores. O Ministério Público do Trabalho acompanha o caso, mas enquanto isso, o grupo de terceirizados vive em situação precária, com contas de água, luz e até aluguéis atrasados e sem uma assistência básica na alimentação.

Sem resposta de quando os valores serão repassados, os trabalhadores se mobilizaram para tentar achar uma solução da empresa Ebserh e da UFBA. Diante da situação, o Sindicato se viu na necessidade de ajudar imediatamente para amenizar o momento delicado em que vivem.

Os coordenadores Giancarlo Damiani, Lina Teles, Antonio Bomfim e Eliete Gonçalves participaram da ação. O momento foi de muita emoção, acolhimento e escuta, além de levar um pouco de alívio para esses trabalhadores. A ASSUFBA também fez a distribuição de máscaras de proteção contra a Covid-19 para os presentes. A fome não pode esperar.

Iniciativas do Sindicato

A ASSUFBA Sindicato acordou com os trabalhadores que buscará com a gestão da Ebserh para solucionar a questão. Em conversa com o Sr. Wagner, diretor da empresa, ele informou que a Ebserh está buscando meios para a realização do pagamento dos trabalhadores e que já ocorreu uma audiência com o Ministério Público do Trabalho.

Ficou acertado o agendamento de uma reunião da gestão Ebserh/HUPES com uma Comissão dos Trabalhadores(as) da Higienização demitidos intermediada pela Coordenação da ASSUFBA Sindicato na próxima terça-feira (28/09).

Mesmo não representando de forma oficial esses trabalhadores, a ASSUFBA entende que é preciso fazer um esforço para solucionar esse problema tão grave, que atinge centenas de trabalhadores que dedicaram anos de vida prestando um excelente serviço no COM-HUPES.