ASSUFBA realiza Assembleia Extraordinária com os servidores após a UFSB manter decisão arbitrária e unilateral

A Assembleia Extraordinária realizada pela ASSUFBA com os Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Sul da Bahia, na tarde desta segunda-feira (01/02), foi marcada por um extenso e proveitoso debate sobre a lamentável decisão unilateral da gestão da UFSB de retirar 11 Funções Gratificadas (FG-001) dos TAE e remanejar para coordenadores de novos cursos.

O Coordenador da ASSUFBA, Edinelvan Lima, reafirmou a importância da participação da categoria dentro da Universidade atuando enquanto unidade. O Coordenador de Comunicação de Sindicato, Antonio Bomfim Moreira, saudou os servidores da UFSB e afirmou que não admitiria funções gratificadas diferentes entre os servidores, sejam docentes ou técnicos.

Os representantes dos técnicos no CONSUNI e os coordenadores da ASSUFBA, Edinelvan Lima e Maristela Aragão, explanaram na assembleia o que foi tratado na reunião que participaram, no dia 28 de janeiro, com a reitora Joana Angélica para tratar do assunto.

Danilo Ornelas, Zenilde Alves e Marcel Anderson, representantes dos técnicos no CONSUNI, relataram que passaram as inquietações da categoria à gestão, além de negociarem outra possibilidade ou repaginação das gratificações, o que não foi aceito pela Reitoria da UFSB. Para a reitora, os argumentos foram frágeis e trouxeram à tona o questionamento dos servidores sobre qual é o valor dos técnicos dentro da Universidade.

A inquietação da categoria dos técnicos da UFSB é em relação ao tratamento diferenciado dentro da comunidade acadêmica. É inadmissível que uma categoria se sobreponha, em detrimento de outrem. Além disso, falta diálogo da gestão com toda a comunidade acadêmica, para discussão de pautas institucionais, sobretudo com aqueles que serão diretamente afetados.

Depois dos relatos, os servidores expuseram o posicionamento sobre a lamentável decisão unilateral mantida pela gestão, além de relatarem o quão prejudicial é o corte das FG1 para as pessoas atingidas. Ao fim, foram retirados encaminhamentos.