ASSUFBA ressalta a importância do Serviço Social do COM-Hupes na assistência à saúde e garantia dos direitos

Com um olhar atento e sensível, o assistente social desenvolve um trabalho socioeducativo e atua no âmbito das políticas socioassistenciais, nas esferas pública e privada, desenvolvendo tanto atividades que envolvem abordagem direta com a população, quanto trabalhos de pesquisa, administração, planejamento, supervisão, consultoria e gestão de programas sociais.

O assistente social trabalha para que a população, sobretudo a mais vulnerável, tenha acesso a direitos fundamentais. O profissional atua para reduzir as dificuldades de acesso aos serviços de saúde, como também em outras questões relativas às condições de vida dos usuários, como desemprego, falta de moradia, violências urbana e doméstica, acidentes de trabalho, além do abandono do usuário.

De acordo com o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), o Brasil possui hoje 189 mil assistentes sociais e é o segundo país do mundo com maior número de profissionais deste setor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Carnaval da Prevenção em parceira com usuário do Caps Aristides Novis, ONG HTLV/vida, RNP+

 

Carnaval da Prevenção em parceira com usuário do Caps Aristides Novis, ONG HTLV/vida, RNP+ e Comissão de Sangue

As primeiras escolas de Serviço Social surgiram no final da década de 1930. Em seguida, entre 1940 e 1950, houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957 com a Lei nº 3252. No caso da UFBA, o curso começou a ser oferecido em 2009, com formação da primeira turma em 2013. Mas, os assistentes sociais estão presentes da Universidade Federal da Bahia desde muito antes.

Para se ter ideia, o Serviço Social do COM-Hupes (Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos) da UFBA foi criado alguns anos após a fundação do Hospital das Clínicas, em 1948. Estima-se que tenha sido na primeira metade da década de 1950, tendo como responsável pela implantação a assistente Social Maria Nazaré Nunes (já falecida), primeira Chefe do setor.

Comemorações pelo Dia Mundial de Luta conta a Aids, celebrado em 1º de dezembro

 

Atividade de Educação em Saúde em parceria com o Serviço Social, Psicologia e Fisioterapia, em Comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra Aids

 

Atividade Comemorativa ao Dia Mundial de Luta Contra Aids, em parceria com a Orquestra Neogibá, com chamadas de vídeos para os pacientes internados para apresentação da orquestra para os pacientes da 2B, 2A e 3C com a coordenação do Serviço Social e Terapia Ocupacional

 

Atividade Comemorativa ao Dia Mundial de Luta Contra Aids, em parceria com a Orquestra Neogibá, com chamadas de vídeos para os pacientes internados para apresentação da orquestra para os pacientes da 2B, 2A e 3C com a coordenação do Serviço Social e Terapia Ocupacional

A importância do Serviço Social está marcada na história da UFBA. O setor teve participação efetiva na formulação, implantação e funcionamento do Projeto da Residência Multiprofissional do Hupes, que teve a aula inaugural no dia 26 de abril de 2006.

Além disso, o Serviço Social do Hupes teve papel destacado na criação do Curso de Serviço Social da UFBA, em 2009. Colaborou ainda com a implantação da Ouvidoria Geral do COM-Hupes, em 2008.

Hoje, o Serviço Social está consolidado no Hupes, repleto de profissionais responsáveis, competentes, que atendem de forma exemplar e desenvolvem atividades essenciais para a população nos diversos espaços sócio ocupacionais desta instituição: enfermarias e Utis do Complexo, na sala do Serviço Social, em alguns ambulatórios específicos, em Comissões e, ainda, projetos como o Troca de Saberes e o de Contação de História, Campanha de Saúde, seminários, grupo de família, rodas de conversa com familiares e usuários, visitas técnicas e domiciliares… (algumas atividades coletivas foram suspensas durante a pandemia).

Como atividade socioeducativa no Hupes, o projeto Contação de História, voltado para grupo de pacientes e acompanhantes da Pediatria, tem o objetivo de favorecer o acolhimento e a aprendizagem, além de aliviar a tensão e proporcionar o entretenimento. A proposta atende à política de humanização e contribui para tornar a alma e o mundo mais encantadores.

Reunião de família na Psiquiatria

Outras atividades importantes desenvolvidas ainda por esta equipe são as articulações com a rede sócio assistencial e de saúde, com a finalidade de prestar orientações adequadas sobre o processo de assistência e internamento nas Unidades do Complexo, o que pode favorecer a sedimentação de princípios fundamentais do SUS, como a universalidade e a integralidade do cuidado.

Natal dos pacientes 2B no Campo Grande. Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Qual o papel do Serviço Social?
A ASSUFBA reconhece a importância dos assistentes sociais, que atuam diariamente para favorecer o atendimento humanizado ao usuário e ressalta que as competências e atribuições dos profissionais de Serviço Social, de acordo com o CRESS/BA (Conselho Regional do Serviço Social da 5ª Região BA), com base nos Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política da Saúde do CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), não podem ser confundidas com atividades de outras áreas de atuação da unidade de saúde.

De acordo com os conselhos federal e regional, não constituem atribuições dos assistentes sociais:
• marcação de consultas e exames, bem como solicitação de autorização para tais procedimentos aos setores competentes;
• solicitação e regulação de ambulância para remoção e alta;
• identificação de vagas em outras unidades nas situações de necessidade de transferência hospitalar;
• pesagem e medição de crianças e gestantes;
• convocação do responsável para informar sobre alta e óbito;
• comunicação de óbitos;
• emissão de declaração de comparecimento na unidade quando o atendimento for realizado por quaisquer outros profissionais que não o Assistente Social;
• montagem de processo e preenchimento de formulários para viabilização de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), medicação de alto custo e fornecimento de equipamentos (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção), bem como a dispensação destes.

Desta forma, a ASSUFBA faz questão de reafirmar quais são as principais ações a serem desenvolvidas pelo assistente social de acordo com o protocolo de atribuições do profissional de Serviço Social, também de acordo com o CRESS/BA:

• Democratizar as informações por meio de orientações (individuais e coletivas) e /ou encaminhamentos quanto aos direitos sociais da população usuária;
• Facilitar e possibilitar o acesso dos usuários aos serviços, bem como a garantia de direitos na esfera da seguridade social por meio da criação de mecanismos e rotinas de ação;
• Organizar, normatizar e sistematizar o cotidiano do trabalho profissional por meio da criação e implementação de protocolos e rotinas de ação.

Assim, de acordo com os Parâmetros de Atuação do Serviço Social na Saúde, as atribuições desta profissão se efetivam enquanto:

Conjunto de atribuições e competências a serem realizadas pelo profissional de Serviço Social na saúde que podem contribuir para a defesa das políticas públicas de saúde, para a garantia dos direitos sociais, para o fortalecimento da participação social e das lutas dos sujeitos sociais, bem como para a viabilização do Sistema Único de Saúde, inscrito na Constituição de 1988 e nas Leis 8080 e 8142 ambas datadas de 1990 (CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL, março de 2009).

Portanto, de acordo com literatura própria, atuação do Serviço Social no campo da saúde se efetiva enquanto um processo educativo que visa despertar no usuário o seu protagonismo, incentivando a busca de alternativas para as demandas apresentadas e o exercício da cidadania. O assistente social é o profissional que analisa a realidade social, formula, executa e avalia os programas e políticas sociais relacionados à preservação, defesa e ampliação dos direitos e justiça social.

A ASSUFBA considera o papel do assistente social como fundamental para a superação das desigualdades. Por isso, ressalta a importância de valorização do trabalho destes profissionais.