ASSUFBA se prepara para a Greve Nacional da Educação no dia 15 de maio

A ASSUFBA se prepara para a Greve Nacional da Educação, que acontece no dia 15 de maio. Técnico-Administrativos em Educação, professores e estudantes devem paralisar atividades em todo o país, conforme orientação da FASUBRA. A mobilização acontece em reação aos sucessivos ataques do governo Bolsonaro ao setor. 

O governo não esconde que quer desmontar a educação pública, gratuita e de qualidade. O objetivo é sucatear para depois privatizar. Mas, as forças progressistas resistem. A mobilização do dia 15 é uma preparação para a Greve Geral convocada pelas centrais sindicais para 14 de junho. 

O Sindicato e categoria vão denunciar os absurdos cometidos pelo governo, a exemplo do contingenciamento de recursos para as universidades públicas federais, as tentativas de censura e cerceamento da liberdade de expressão, o fim dos concursos públicos, os ataques à autonomia universitária e o congelamento de salários.

Tem mais, a pauta retrógrada de Bolsonaro é extensa. Militarização das escolas, ensino domiciliar, Escola Sem Partido, privatização e a precarização da educação com o aprofundamento das políticas de mercantilização, além da reforma da Previdência. A ASSUFBA e os servidores vão fazer o alerta à sociedade dos riscos dos projetos para a população brasileira. 

Assembleia

A Greve Nacional da Educação é um dos itens de pauta da assembleia realizada pela ASSUFBA, nesta quinta-feira (09/05), às 9h, no auditório da entidade. Também serão discutidos o corte de recursos nas universidades; reforma da Previdência, informes sobre os adicionais de insalubridade e periculosidade; informes jurídicos; e o que ocorrer. A categoria deve marcar presença para decidir os rumos da mobilização.