ASSUFBA Sindicato cobra esclarecimentos à PRODEP sobre Ponto Eletrônico, Turnos Contínuos e Condições de Trabalho

A Coordenação da ASSUFBA Sindicato se reuniu com o Pró-Reitor de Desenvolvimento de Pessoas, Jeilson Barreto; e mais Claudio Lima, Marinês Andrade e Leonardo Muricy membros da equipe, nesta segunda-feira (15/05) para cobrar alguns encaminhamentos sobre as pautas e reivindicações apresentadas no encontro que ocorreu junto à Administração Central, no dia 13 de março deste ano.

Entre os temas, o Ponto Eletrônico é o que mais preocupa o Sindicato, devido ao conjunto de informações que chega a entidade partindo da base, entre elas, denúncias de que Unidades Acadêmicas estão aprovando nas Congregações proposta de implantar o ponto eletrônico sem debater com o conjunto dos servidores. A ASSUFBA, manifestou que até o presente momento não havia recebido nenhuma informação oficial acerca do tema, nem tão pouco discutiu a temática com a PRODEP, por isso, foi em busca dos esclarecimentos oficiais.

De acordo com o Coordenador Geral, Renato Jorge, a discussão está sendo feita nos corredores de forma atropelada, sem ouvir ou discutir aberta e democraticamente com os mais interessados que são os servidores TAE’s. Em resposta, o Pró-reitor Jeilson afirmou que até o momento as discussões sobre o ponto eletrônico encontra-se restrito à equipe técnica responsável pela elaboração e implantação do projeto piloto, e que não ocorreu por parte da PRODEP nenhuma orientação formal para as unidades, o que ocorreu, até então, foi a manifestação por parte de alguns diretores o interesse em candidatar suas unidades para participar do projeto piloto. “O que temos para apresentar no momento, é uma possível data (1º de julho) para começar a implementação do projeto piloto”, afirmou.

Renato levantou preocupação sobre o tema e reforçou a posição contrária do Sindicato diante da implementação do Ponto Eletrônico. Ele salientou que essa medida vai na mesma linha do antigo Governo, que aplicou diversos cortes nas universidades, retirou recursos, e propôs essa medida meramente fiscalista. “A universidade em vez de estar discutindo as condições de trabalho, onde temos uma universidade funcionando com ambientes em condições precárias, acaba por priorizar essa pauta, que ao nosso ver não tem prioridade nenhuma”, completou.

Na opinião do Coordenador de Comunicação, Antonio Bomfim, a PRODEP tem que fazer com que determinados modelos/experimentos, como o Projeto Piloto, sejam afunilados de modo que fortaleça o compromisso da universidade com a comunidade. Para Bomfim e na visão da coordenação o debate sobre condições de trabalho, segurança na universidade, adoecimento nos locais de trabalho precisam vir antes da discussão do ponto eletrônico. Ele ainda fez um pedido direcionado ao Pró-Reitor, “é importante que você como TAE não permita ser atraído para um poço de areia movediça que fragiliza o conjunto da categoria.

Renato sugeriu a realização de duas rodas de conversa: uma com as Unidades Administrativas e outra com as Unidades Acadêmicas, onde a PRODEP consiga esclarecer a categoria como anda a discussão e apresentar oficialmente o Projeto Piloto, o mesmo que já foi apresentado em reunião do Conselho Universitário.

TURNOS CONTÍNUOS

Bandeira histórica da ASSUFBA, a coordenação deu sequência ao pedido de uma agenda que dê conta do andamento dos trabalhadores na CAJ Central e CIAJ Locais. Na última sexta-feira (12/05), a PRODEP formalizou dois servidores para representá-los na CAJ Central, além da representação da ASSUFBA Sindicato, que nomeou a Coordenadora Adelmária Ione como titular na comissão.

Na próxima terça-feira (22/05), o Pró-Reitor informou que haverá uma reunião com a missão de munir os novos integrantes de informações. O Representante dos servidores técnicos administrativos na CAJ Central Túlio Albiani, se disponibilizou a participar das reuniões com as CIAJs Locais para orientar e agilizar o fluxo de informações que precisam ser repassadas.

Como encaminhamento, Renato pediu que fosse agendada uma conversa de atualização com as CIAJs Locais, com apresentação da nova CAJ Central, sobre os fluxos de trabalho e a nova logística para dar encaminhamento aos Processos depois da substituição de tantos integrantes.

CONDIÇÕES DE TRABALHO

O Sindicato vem recebendo muitas queixas sobre as péssimas condições em seus locais de trabalho, que vai de equipamentos quebrados, à falta de estrutura física e de materiais, com locais insalubres sem ventilação, relações abusivas com práticas de assédio moral e outras situações degradantes.

Renato sugeriu que a PRODEP, junto com a Administração Central, possam abrir a discussão desse tema com a categoria. O Pró-Reitor Jeilson sugeriu iniciar os trabalhos da Mesa Local de Negociação Permanente (uma vitória da ASSUFBA diante da alta demanda de assuntos parados na PRODEP e Reitoria) já com esse assunto, mas que é uma discussão que sozinhos não consegue manter, já que muitos dos problemas envolve outros Órgãos da UFBA.

A sugestão foi envolver também o SMURB na conversa para falar sobre o adoecimento dos servidores. O Coordenador da pasta de Saúde do Trabalhador, Giancarlo Damiani, aproveitou para perguntar sobre como o Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho pode ajudar a questão do desenvolvimento de pessoas no tocante às condições de trabalho.

O Coordenador de Desenvolvimento Humano da PRODEP, Leonardo Muricy, informou que esse núcleo tem uma parceria com o SMURB e que cada vez mais estão assumindo o protagonismo em acolher os problemas levados até eles. Uma parceria que está dando certo. A ASSUFBA se despediu da reunião agradecendo a compreensão da PRODEP em se dispor a encaminhar o conjunto de demandas e na próxima quinta-feira, dia 25, o Sindicato vai realizar a roda de conversa para tratar do Ponto Eletrônico. O horário e local serão divulgados em breve. O nosso esforço é no sentido de buscar as informações e torná-las públicas com o melhor entendimento em favor da categoria visando o fortalecimento da Instituição. Participe!