ASSUFBA Sindicato completa 40 anos de importantes lutas e conquistas

Protagonista na luta dos Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Federais da Bahia, a ASSUFBA completa, nesta terça-feira, 1º de dezembro, 40 anos de uma história pautada pela responsabilidade, ética e compromisso com a categoria.

Fundada ainda como Associação, em 1980, a ASSUFBA foi criada como um grupo de servidores durante a ditadura militar (1964-1985). O objetivo era lutar pelos direitos dos servidores, antes invisibilizados. Hoje, o Sindicato cresceu, comprou uma sede própria, e representa os técnicos da UFBA, UFRB, UFOB, UFSB e UNILAB, em diversas regiões da Bahia.

A história do Sindicato é marcada por muita luta e importantes feitos em prol dos trabalhadores. Em 1984, a entidade realizou uma grande greve nacional e, através dessa iniciativa, foi elaborado o primeiro plano de cargos e salários da categoria.

Com o passar dos anos, a ASSUFBA foi se fortalecendo e alcançando novas conquistas. O Sindicato jogou um importante papel na manutenção e ampliação dos Turnos Contínuos e na efetivação da CIS (Comissão Interna de Supervisão da Carreira), sem falar nos avanços na qualificação e capacitação dos servidores.

Correção da parcela da Hora Extra Incorporada e importantes vitórias judiciais, a exemplo do início do pagamento dos processos dos 28.86% e 3.17%, isonomia salarial, saque do FGTS e luta contra a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) fazem parte da lista de conquistas do Sindicato.

Ao longo das quatro décadas, o Sindicato trabalha diariamente em defesa de melhores condições de trabalho e salariais para os Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Federais da Bahia, contra o assédio moral e as injustiças, e pela manutenção e ampliação dos direitos da categoria.

A luta do Sindicato ultrapassa os muros das universidades. A entidade sempre defendeu educação e saúde de qualidade para a população, além de um país justo, igualitário e democrático. A ASSUFBA acredita que, através da valorização do servidor, é possível promover, cada vez mais, um serviço público de qualidade e comprometido com as demandas da sociedade.

 

Aniversário virtual
Por conta da pandemia causada pelo coronavírus e a necessidade de distanciamento social para conter a disseminação da doença, a ASSUFBA comemora os 40 anos de existência com o I Encontro dos Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Federais da Bahia. O evento acontece nos dias 01, 02, 08, 10 e 17 de dezembro e será transmitido através do Facebook do Sindicato.

Programação de abertura

01/12
14h30 – Abertura em comemoração ao aniversário da ASSUFBA
Coral da ASSUFBA
Saudações da Coordenação Geral e convidados

15h – Democracia, autonomia e financiamento das IFES: desafios e ações
Reitor da UFBA – João Carlos Salles
Reitor da UFOB – Jacques Antonio de Miranda
Reitora da UFSB – Joana Angélica Guimarães da Luz
Reitor da UFRB – Fábio Josué Souza dos Santos
Reitor da UNILAB – Roque do Nascimento Albuquerque
Deputada Federal – Alice Portugal
ASSUFBA – Renato Jorge
APUB – Raquel Nery
APUR – David Romão Teixeira
UEB – Layane Comtrim