ASSUFBA suspende reunião com os usuários da Promédica

Em virtude do avanço de casos do novo coronavírus e como forma de prevenção de transmissão da doença, a Coordenação da ASSUFBA decidiu suspender a reunião com os usuários da Promédica, que aconteceria nesta sexta-feira (20/03), no auditório do Sindicato.

De acordo com o Ministério da Saúde, sem a ação das medidas para prevenção, o número de casos da doença deve dobrar a cada três dias. A pasta indica lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações para reduzir a possibilidade de contágio pelo coronavírus.

Sobre a reunião da Promédica, uma nova data será agendada e divulgada pela ASSUFBA. A pauta a ser tratada contém a proposta apresentada pela Promédica de correção anual; avaliação da rede de atendimento; novas adesões; sinistralidade; e inadimplência.

Na última reunião, ocorrida no dia 3 de janeiro de 2020, na ASSUFBA, a gerente de Relacionamento da Promédica, Fátima Freire, apresentou um panorama do plano. A sinistralidade, por exemplo, está em 81,25%, no período de dezembro de 2018 a novembro de 2019. Vale lembrar que o ponto de equilíbrio contratado é de 75%.Segundo ela, 23 beneficiários utilizam o equivalente a 50% de todo o recurso do plano e apenas 2% da comunidade consomem 52% da despesa. Também alertou que a taxa de absenteísmo é alta. Do total de 16.818 consultas agendadas, 3.252 pacientes faltaram sem desmarcar o atendimento.

Em relação ao perfil da comunidade assistida, 50% das pessoas estão acima de 54 anos. Também foram passadas informações sobre rede credenciada, agendamento via site e Rol de Procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde).

A gerente de Relacionamento da Promédica também deu respostas às perguntas anteriormente enviadas à gestão da assistência médica. Após a apresentação dos dados, o microfone foi aberto para que os usuários presentes pudessem pedir esclarecimentos e relatar as dificuldades encontradas no plano.

A principal queixa foi sobre a demora no retorno das consultas. Fátima Freire se comprometeu a averiguar a situação e levar sugestões de melhorias à direção do plano de saúde.