ASSUFBA e técnicos da SUMAI discutem Turnos Contínuos e ataques ao serviço público

Em reunião com os servidores da SUMAI (Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura), na manhã desta quinta-feira (17/10), a ASSUFBA passou os informes sobre os procedimentos a serem adotados pela CAJ-Central e CAJ’s Locais para a implementação dos Turnos Contínuos. Diante da circulação do Ofício Circular 012/2019, que assustou os trabalhadores ao apontar o retorno de trabalho à jornada de 40h, muitas dúvidas surgiram entre a categoria. 

O ofício, expedido no dia 27 de setembro, orienta o retorno à jornada de 40h para os servidores lotados nas unidades onde não houve a conclusão do processo de flexibilização da jornada de trabalho. Ao tomar conhecimento do documento, a ASSUFBA marcou uma reunião com o reitor da UFBA, João Carlos Salles, e com representantes da CAJ-Central e CAJ’s Locais, para pedir esclarecimentos sobre o assunto. Acordaram que os processos devem ser finalizados até o dia 11 de novembro. 

 

O Coordenador Geral da ASSUFBA Sindicato, Renato Jorge, reforçou a necessidade de os servidores se unirem a fim de acelerar os trabalhos para a conclusão dos processos.

A reunião abordou ainda questões pertinentes ao ambiente de trabalho, como também a conjuntura atual do país. As universidades federais, por exemplo, vivem sob constante ataque do governo Bolsonaro, com cortes e contingenciamentos nas verbas, sem contar com o programa Future-se, que abre brecha para privatização das instituições.

A Coordenação do Sindicato também alertou os servidores a respeito do assédio moral dentro da UFBA. É válido lembrar que os trabalhadores que foram vítimas da prática podem procurar a entidade para pedir suporte.  

Os adicionais ocupacionais também foram abordados. No início do ano, mais de mil servidores deixaram de receber os adicionais de insalubridade e periculosidade. Após ação da ASSUFBA, alguns tiveram os valores devolvidos. Mas, na SUMAI, muita gente ainda está sem receber o benefício. Renato Jorge considerou importante a realização de uma nova reunião com a Prodep e o SMURB para tratar sobre o assunto.

Também participaram da reunião na SUMAI, os Coordenadores do Sindicato Edson Borba, Eliete Gonçalves e Valmiro dos Santos. 

 

Próximas atividades

Durante o encontro com os servidores, a ASSUFBA aproveitou para realizar o convite à Assembleia Geral, que acontece na próxima quinta-feira (24/10). A atividade tem como pauta: Prestação de Contas do primeiro semestre de 2019; “Future-se”; reformas da Previdência e Administrativa; Turnos Contínuos; informes nacionais, locais e jurídicos; e o que ocorrer.

No dia 29/10, será realizada reunião extraordinária pelo Conselho Universitário (Consuni), com pauta única: o posicionamento oficial da Universidade Federal da Bahia sobre o Future-se. O encontro está marcado para às 14h30 e antecede a cerimônia de abertura do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019.