Atividades culturais e homenagens marcam o Dia do Servidor

O Salão Nobre da Reitoria da UFBA foi palco de diversas atividades culturais e grandes homenagens, na sexta-feira (26/10), durante a celebração ao Dia do Servidor. A abertura das comemorações ficou por conta do Coral da ASSUFBA, com uma bela apresentação, composta por quatro músicas, que arrancou aplausos calorosos da plateia.

A Semana do Servidor 2018 da UFBA contou com uma programação comemorativa ao Dia do Servidor Público, valorizando sua importância e reforçando seu papel na comunidade universitária. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP), através do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho da Coordenação de Desenvolvimento Humano e contou com diversas atividades culturais, artísticas e de integração social, realizadas entre os dias 20 a 30 de outubro, segundo informação oficial da Universidade. O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, que compôs a mesa de abertura do evento, parabenizou a categoria pelo importante papel que tem exercido na construção e consolidação das Universidades Federais na Bahia.


Diante do momento complexo em que vive o Brasil, de ataque ao Estado Democrático de direito, Renato Jorge relembrou e repudiou as tentativas de censura à liberdade de expressão da comunidade universitária. Na última semana, diversas universidades receberam “visitas”, que na verdade foram ocupações indevidas de órgãos de controle, como o Ministério Público e a Polícia Federal.

O vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez, saudou os servidores que acabaram de integrar à comunidade, “recheada de pessoas comprometidas com algo tão importante como a universidade pública. Essa casa me ensinou muito, como saber resistir a tempos difíceis. Essa casa saberá resistir porque ela sabe do seu papel e da sua missão”.
O reitor João Carlos Salles afirmou estar ali “celebrando um vínculo especial que não se dissolve. É um grande privilégio ser servidor da Universidade Federal da Bahia. Somos servidores, não serviçais. Uma vez UFBA, sempre UFBA”, exclamou.

Uma passagem emocionante pela história da UFBA marcou a comemoração. A ex-reitora da instituição, Eliane Azevedo, fez um passeio sobre o início da Universidade e sua atuação ao longo dos anos.

Formada em medicina, Eliane Azevedo se envolveu com a área de Genética Humana e atuou nos campos de ensino e pesquisa. Fez doutorado e pós-doutorado no exterior, além de ter exercido os cargos de Pro-Reitora e Vice-Reitora, antes de se tornar reitora.

A ex-reitora fez questão de começar a sua explanação contando a história do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, que, segundo ela, é o “coração da Universidade. Lá vivenciamos nossas reais humanidades, fraquezas e forças”.

A professora finalizou o discurso deixando uma importante mensagem sobre a UFBA: “aquilo que por si só tem valor, se impõe. Nunca corte a sua relação afetiva com esta entidade”.

A Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA, Cassia Maciel, fez uma exposição sobre a inclusão e a diversidade na Universidade e chamou a atenção para o fato de que “nós não estamos em qualquer espaço, mas no espaço de disseminação de saberes. Somos [técnicos] também educadores dentro dessa instituição”.

Cassia Maciel, que é Técnica-Administrativa em Educação e ex-coordenadora da ASSUFBA, também falou sobre o funcionamento e o papel desenvolvido pela PROAE.

A comemoração do Dia do Servidor, que é originalmente celebrada no dia 28 de outubro, contou com atividades culturais, entrega de placas aos aposentados, saudações aos novos servidores e muita emoção.