Ato em defesa das Universidades Federais e Institutos Federais na Alba, na segunda-feira

Na próxima segunda-feira (13/05), a partir das 10h, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) será palco do ato “Defesa das Universidades Federais, Institutos Federais e da Educação e Democracia”.

A atividade, proposta pela deputada estadual Olívia Santana, a pedido da ASSUFBA e a AEXA, acontecerá no auditório Jorge Calmon, e contará com a participação de movimentos estudantis, alunos e representantes das universidades federais e do IFBA ( Instituto Federal da Bahia).

O ato conta com o apoio da ASSUFBA (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia); Aexa (Associação dos Ex-alunos da UFBA (Aexa); UEB (União dos Estudantes da Bahia); e  UNE (União Nacional dos Estudantes).

A principal pauta do ato é a decisão do MEC (Ministério da Educação) de cortar 30% da verba destinada às instituições. A Bahia conta hoje com seis universidades federais e com o IFBA, distribuídos nos principais territórios do Estado, que se destacam por serem centros de educação de excelência, apresentando resultados acadêmicos reconhecidos em todo país.

Mobilização

Nesta segunda-feira (06/05), técnico-administrativos, professores e estudantes estiveram em caminhada da Faculdade de Educação até a Reitoria da UFBA. A manifestação aconteceu decorrente ao congelamento do orçamento anunciados pelo Ministério da Educação para as universidades federais. O absurdo levou milhares de pessoas às ruas.