Auxílio é insuficiente para manter trabalhador brasileiro em casa

O auxílio emergencial de R$ 600,00 pago pelo governo federal a trabalhadores de baixa renda durante a pandemia do novo coronavírus foi insuficiente para proteger seus beneficiários do risco de contágio. É o que avaliam pesquisadores acadêmicos brasileiros e estrangeiros.

A pesquisa realizada entre 1.654 moradores de oito capitais brasileiras apontou que os beneficiários do auxílio saíram de casa com a mesma frequência que pessoas que não receberam o benefício, expondo-se ao risco de contágio pelo coronavírus.

O levantamento pesquisa foi realizado entre os dias 6 e 27 de maio por meio de telefone. Os primeiros entrevistados disseram ter saído de casa 3,51 vezes nos 14 dias anteriores à entrevista, em média. Os outros saíram 3,43 vezes.

Em sua maioria, esses trabalhadores precisaram sair com mais frequência de casa para ir ao banco e fazer compras, mas também para atividades não essenciais, como visitar amigos e familiares.

“O auxílio teria contribuído mais para proteger essas pessoas se tivesse sido acompanhado de outras medidas, para que elas não precisassem sair de casa para buscar o dinheiro ou comprar alimentos”, afirmou a cientista política Lorena Barberia, da Universidade de São Paulo, uma das coordenadoras do estudo.