BA: Médicos permanecem em alerta pela implementação do PCCV

Em assembleia realizada na noite de terça-feira (19/03), os médicos da rede estadual de saúde decidiram suspender a paralisação prevista para iniciar nesta quarta (20/03). Os profissionais reivindicam um Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos especifico para a categoria corrigindo defasagem salariais. Embora tendo sido aprovada a proposta apresentada pelo governo e fruto da mesa de negociação, a categoria se mantém em estado de greve.

Antes da assembleia, representantes do Sindicato dos Médicos do Estado (Sindimed), Conselho Regional de Medicina (Cremeb) e da Associação Baiana de Medicina (ABM) se reuniram com o secretário da Saúde, Jorge Solla, da Fazenda, Manoel Vitório, do Trabalho, Nilton Vasconcelos e chegaram a um acordo sobre o novo Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), após longos dias de negociação. Os integrantes da mesa de negociação foram recebidos pelo governador do estado, Jaques Wagner, que ratificou o acordo aceitando a antecipação de prazos para aplicação do PCCV. O plano de cargos, salários e vencimentos da categoria é uma reivindicação de quase 30 anos pelos médicos da rede estadual.

Resultante de acordo, o PCCV será aplicado em duas etapas: a primeira este ano , em julho de 2013 e a segunda em abril de 2014. Esta prevista para 2015 a aplicação do primeiro processo de progressão, e em 2016, a aplicação do processo de promoção, resultando em quatro anos de implantação de processos que vão impactar em ganhos financeiros reais acima da inflação.

De acordo com o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, o PCCV é um avanço considerável, pois se trata de uma reivindicação histórica. Contudo, os médicos desejam a antecipação, para janeiro de 2014, da segunda parcela do reajuste acertado em 2012, prevista para abril do mesmo ano. Para pressionar o governo a cumprir o acordo, a categoria está em mobilização permanente. “Esperamos que o governo cumpra a parte dele e faça o enquadramento. Não cumprindo, os médicos entram em greve mesmo”.

De acordo com o secretário da Saúde, Jorge Solla, que compareceu a assembleia junto com o Superintendente da Sesab , Alfredo Boa Sorte, em 2014 o aumento será de 300%, sobre a inflação do período. Além disso, o plano de carreira traz melhorias substanciais para os aposentados, pois reduz a diferença em relação ao profissionais da ativa.

Agora, o acordo será transformado em Projeto de Lei (PL) e encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia para votação. A categoria quer que a matéria seja votada até maio para entrar em vigor até julho próximo. Por isso o estado de greve se estende até lá. Na opinião do diretor do Sindimed, Deoclides Cardoso, o governo não vai correr o risco de ver os médicos parados.

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) graduada em enfermagem,integrante da comissão temática de Saúde e atuante na área da saúde em seus três mandatos na Câmara Municipal de Salvador, marcou presença na assembleia para dar apoio ao movimento dos médicos e destacar a necessidade da unidade para avançar nas conquistas.

Fonte: http://www.vermelho.org.br