Bahia liderou casos de número de homicídios contra as mulheres em 2020

Dados da Rede de Observatórios de Segurança, divulgados nesta quinta-feira (4/03), apontam para um dado alarmante: a Bahia liderou, em 2020, o número de homicídio contra mulheres. Ao todo, 111 casos de assassinatos ocorrem contra o sexo feminino no Estado (sem incluir feminicídios).

Na comparação com demais estados que também participam deste grupo, aparecem logo atrás da Bahia, o Ceará, com 91 casos. Pernambuco (62), Rio de Janeiro (34) e São Paulo (não informado) também fazem parte da Rede.

A Rede de Observatório de Segurança é uma iniciativa de instituições acadêmicas e da sociedade civil, com o objetivo de acompanhar políticas públicas de segurança e criminalidade em seus respectivos estados.

Foram monitorados 18 mil eventos relacionados à violência e à segurança pública divididos em 16 categorias em 2020, seis mil a mais que em 2019.

Além dos 111 assassinatos, foram registrados 70 casos de feminicídio na Bahia e outros 80 de tentativa de feminicídio/agressão física, 26 de violência sexual/estupro, e dois casos de bala perdida. No total, foram 289 casos de violência contra mulher no Estado.