Bolsonaro ameaça cortes na saúde e na educação caso veto dos absorventes seja derrubado pelo Congresso

O tamanho da barbaridade de Jair Bolsonaro é imensurável. Como se não bastasse a grande crueldade do veto ao projeto de distribuição gratuita de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade, o presidente afirmou que “se o Congresso derrubar o veto do absorvente eu vou tirar dinheiro da saúde e da educação, tem que tirar de algum lugar”, disse

Todas as iniciativas que favorecem de algum modo a parcela da população mais vulnerável são utilizadas como justificativa do governo federal para retirada de investimento de setores de suma importância. Bolsonaro argumentou, sobre o veto, que o texto do projeto não estabeleceu fonte de custeio sendo, portanto, inconstitucional.

A proposta, de autoria da deputada federal Marília Arraes (PT), foi aprovada pelo Senado no dia 14 de setembro e seguiu para sanção do presidente.

Entre as beneficiárias estão: estudantes de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública de ensino; mulheres em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social extrema; mulheres apreendidas e presidiárias, recolhidas em unidades do sistema penal; e mulheres internadas em unidades para cumprimento de medida socioeducativa.