Bolsonaro ataca a ciência novamente e impede que professora assuma cadeira na OMS

O governo Bolsonaro prejudica toda a população brasileira. Diversas áreas sofrem com os ataques, a exemplo da ciência. O presidente boicotou a nomeação da médica e professora Deisy Ventura, indicada para assumir uma cadeira no Comitê de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela lutou contra o negacionismo do presidente e em defesa da ciência, o que levou a cúpula bolsonarista se levar pelos posicionamentos ideológicos.

O trabalho que mais incomodou o governo foi o artigo “Pandemia e Crimes Contra a Humanidade: O caráter desumano da gestão da catástrofe sanitária no Brasil“. No texto, ela aponta ações de Bolsonaro que levaram o país à maior crise sanitária e hospitalar de sua história, com quase 700 mil mortes, muitas evitáveis. 

Deisy é professora titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Ela também é coordenadora do programa de pós-graduação em Saúde Global e Sustentabilidade na universidade. A cientista é destaque da pesquisa brasileira, reconhecida internacionalmente.

“A SBPC protesta contra a atuação do governo brasileiro que, agindo na contramão dos interesses de nosso país, recusa apoio à ilustre cientista, professora Deisy Ventura, para compor um dos mais importantes comitês técnicos da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, afirma a entidade. O negacionismo e o descaso com a ciência tomou a frente da decisão que reflete em todo um país.