Bolsonaro cortou quase 20% dos recursos destinados à proteção da saúde indígena | PF abre inquérito

O Brasil e o mundo acompanham em choque o drama humanitário vivido pelos Yanomami, conjunto de aldeias indígenas no estado de Roraima. Com mais de 60 pedidos de ajuda negados pelo ex-presidente Bolsonaro, os nativos foram encontrados pela força-tarefa montada pelo presidente Lula em estado grave de desnutrição, muitos sofrendo com malária, insufisciência respiratória aguda e outros problemas graves de saúde.

Agora, segundo levantamento realizado pela CNN a partir de dados do Painel do Orçamento Federal, também vem à tona o desmonte nos recursos que deveriam ser utilizados para a assistência de saúde à população indígena. Nos últimos quatro anos a redução foi de quase 20% nos valores destinados à promoção, proteção e recuperação da sáude de povos nativos. Não coincidentemente, os valores repassados começaram a cair após a aplicação da regra do teto de gastos.

Flávio Dino, ministro da Jusitça e Segurança Pública, informou que a Polícia Federal abriu nesta quarta-feira (25/01) um inquérito para investigar se houve crime de genocídio contra o povo Yanomami. Crimes ambientais e omissão de socorro também fazem parte da investigação, que corre em segredo de justiça.