Bolsonaro divulga em rede social fake news sobre reforma da Previdência

O presidente Jair Bolsonaro disparou em sua conta oficial do Twitter mais uma fake news. Segundo o presidente, com a reforma da Previdência serão criados 8 milhões de empregos.

Além dessa afirmativa falsa, o presidente ainda completou que a aprovação da Nova Previdência “define aposentadoria de políticos nos padrões do INSS, inclui militares e servidores”, sendo assim mais justa. Outra falácia. 

O presidente ainda convocou os deputados para participar da aprovação da reforma. Vale lembrar que recentemente Bolsonaro liberou R$ 1 bilhão para emendas parlamentares. 

A reforma da Previdência, já enviada para a Câmara dos Deputados, aumenta a idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Aumenta também o tempo de contribuição. Serão necessários, se aprovada, 40 anos.

A reforma ignora a dupla jornada das mulheres e a expectativa de vida do trabalhador rural, que muito provavelmente não conseguirá se aposentar se tal desmando for aprovado.

Outro absurdo se trata do BPC (Benefício de Prestação Continuada), os idosos e outros trabalhadores de baixa renda terão os ganhos reduzidos. Aqueles que confirmarem condição de ‘miserabilidade” e tiverem 55 ou mais, terão assegurada renda mínima de R$ 500,00, muito abaixo do salário mínimo.

A reforma da Previdência, ao contrário do que diz o presidente ultraconservador Jair Bolsonaro, é uma ofensiva sem precedentes contra os trabalhadores brasileiros.