Bolsonaro mente ao dizer que Coronavac “não está comprovada cientificamente”

Bolsonaro voltou a defender o tratamento precoce, em uma entrevista de rádio, e mentiu ao dizer que a vacina não tem funcionalidade garantida. O governo é alvo na CPI da Covid-19.

“Vacina como a Coronavac ainda não tem… não está cientificamente comprovada. Como é que pode alguém querer obrigar alguém a tomar algo que não está comprovado cientificamente? Por outro lado, o tratamento precoce, como temos aí o deputado de Mato Grosso do Sul, ele defende o tratamento precoce. E digo mais: é obrigação do médico buscar uma alternativa para alguém que está sofrendo, e não usar o protocolo Mandetta [referindo-se a Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde], que é o vá para casa, quando sentir falta de ar, procure o médico”, disse Bolsonaro.

Diferentemente do que o presidente afirma, a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, passou por testes e teve o uso aprovado, após comprovadas a segurança e a eficácia, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por organismos internacionais.