Bolsonaro mente e distorce informações pelo menos 15 vezes em discurso na ONU

O discurso de abertura do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (22/09), foi analisado pela agência de fact-checking Aos Fatos. Que Bolsonaro engana a população não é novidade, mas em discurso mundial, o presidente utilizou mentiras e distorções em, ao menos, 15 momentos da sua fala.

De acordo com a agência, sete falas foram consideradas falsas, quatro imprecisas, cinco insustentáveis e três contraditórias. Ainda conforme com as falas checadas, o presidente disse uma exagerada e seis verdadeiras.

Assuntos como a pandemia de Covid-19 e o meio ambiente foram alvos de informações falsas por Bolsonaro.

Algumas das acusações falsas sobre o meio ambiente foram: “Temos a matriz energética mais limpa e diversificada do mundo”; “Nossa floresta é úmida e não permite a propagação do fogo em seu interior. Os incêndios acontecem praticamente, nos mesmos lugares”; “Os focos criminosos são combatidos com rigor e determinação. Mantenho minha política de tolerância zero com o crime ambiental.”

A respeito da Covid-19 e o combate à pandemia no país, o presidente mentiu: “Por decisão judicial, todas as medidas de isolamento e restrições de liberdade foram delegadas a cada um dos 27 governadores das unidades da Federação. Ao Presidente, coube o envio de recursos e meios a todo o País.”

Confira a checagem completa clicando aqui.