Bolsonaro Nunca Mais: baianas vão às ruas pelo fim da violência contra as mulheres e o governo genocida

O sábado (04/12) foi de muita luta para as baianas, que tomaram as ruas de Cajazeiras, em Salvador. Com o lema Bolsonaro Nunca Mais, a Coordenação da ASSUFBA se juntou a diversas outras mulheres, que exigiram a saída do presidente e o fim da violência. Também reafirmaram a luta das mulheres por igualdade de direitos para todas as pessoas.

Durante a caminhada, que saiu da Praça da Fazenda Grande II e seguiu até um pouco antes do Largo da Pronaica, o protesto recebeu grande apoio da população. A todo momento era possível ouvir gritos de Fora Bolsonaro de transeuntes, motoristas ou passageiros do transporte público.

O ato, pensado, produzido e conduzido por mulheres, deu visibilidade a diversas pautas femininas a exemplo do fim da violência doméstica. A Coordenadora de Políticas Sociais e Anti-Racistas da ASSUFBA, Rosângela de Santana, lembrou que infelizmente o feminicídio tem crescido no Brasil. “O país tem um caso deste tipo a cada 6 horas e meia. Além disso, a cada minuto, 25 brasileiras sofrem agressão”.

Para a Coordenadora de Políticas Sociais e Anti-Racistas do Sindicato, Eliete Gonçalves, as mulheres, sobretudo as negras, foram mais impactadas na pandemia de Covid-19 do que os homens. “As mulheres sofrem com a falta de emprego, por não terem como alimentar seus filhos, principalmente porque Bolsonaro acabou com o auxílio emergencial e o Bolsa Família para os mais vulneráveis”.

Ao longo do percurso em Cajazeiras, maior bairro da América Latina, as mulheres gritavam frases como “aqui é Bahia e na Bahia machista não se cria!”. Foi bonito de ver. Coordenadora de Formação do Sindicato, Adelmária Ione exaltou a presença da entidade na manifestação. “A ASSUFBA está em todos os lugares que existem bandeiras que nós consideramos essenciais para reduzir as desigualdades sociais do Brasil. Nós acreditamos que as mudanças acontecem a partir desses movimentos, de mulheres, moradoras do bairro, que entendem e passam na pele as mazelas em função da ausência de políticas públicas dos poderes federal, estadual e municipal. Lutamos por uma sociedade justa e igualitária. A ASSUFBA tem a energia da ação coletiva na sua gênese. Por isso gritamos Fora Bolsonaro Genocida. Abaixo a PEC 32. Deputados(as) e Senadores(as) se votar, não volta!”.