Brasil cai uma posição no ranking que mede corrupção entre os países

Segundo a organização não governamental Transparência Internacional, o Brasil está na 106ª posição do ranking de percepção da corrupção. O país caiu uma colocação em comparaçãocom 2018, quando se encontrava em uma lista com 180 países, no 105ª lugar.  A pontuação, no entanto, se manteve a mesma, são 35 pontos, em uma escala de mede de 0 a 100. Quanto mais perto de 100, menor o nível de corrupção.

O índice é elaborado a partir de levantamento feito em 12 instituições de credibilidade internacional, entre eles, o Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento e a fundação alemã Bertelsmann Stiftung.

A queda da posição pode estar associada aos retrocessos sofridos ao longo do último ano. Um exemplo é a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que, em julho de 2019, suspendeu as investigações de processos baseados em dados fiscais repassados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

O coordenador de pesquisa da Transparência Internacional, Guilherme France, comentou sobre o resultado. “A própria paralisação das atividades do Coaf e do compartilhamento de informações financeiras é absolutamente inédita se considerarmos que a lei de lavagem de dinheiro é de 1999. Desde 1999, as informações vinham sendo compartilhadas normalmente” esclareceu.

Ataques advindos do governo, e principalmente do presidente Bolsonaro, contra as atividades jornalísticas também estão entre os fatores que vão contra os avanços no combate à corrupção no país.