“Brasil está de parabéns” pela preservação do meio ambiente, diz Bolsonaro enquanto 20% do Pantanal está queimado

O presidente Jair Bolsonaro não se importa com o meio ambiente e desconhece, ou finge desconhecer, a realidade. Para o chefe de Executivo, o Brasil “é o país que mais preserva o meio ambiente”. A declaração foi feita durante a inauguração de um complexo de produção de energia solar, no município de Coremas, no Sertão da Paraíba.

“O Brasil está de parabéns da maneira como preserva esse seu meio ambiente”, afirmou o presidente enquanto o Pantanal vive, no mês de setembro, o período com mais focos de incêndio desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998.

A declaração de Bolsonaro distorce a realidade. O Pantanal já teve 2,9 milhões de hectares consumidos pelo fogo, desde o início de 2020. De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), a área corresponde a quase 20% do todo o bioma.

A situação no país é alarmante. Nesta terça-feira (15/09), oito países europeus enfiaram uma carta para o vice-presidente, Hamilton Mourão. No documento, os representantes foram categóricos e afirmaram que o aumento do desmatamento dificulta a compra de produtos brasileiros.

 

Foto: Amanda Perobelli/Reuters