Bolsonaro diz que ninguém passa fome, mas Brasil tem recorde de 13,5 milhões de pessoas na extrema pobreza

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro dizer que “passar fome no Brasil é uma grande mentira”, a extrema pobreza no país esta longe da diminuição. No ano passado 13,5 milhões de brasileiros viviam com menos de R$ 145 por mês. O número é o maior da série histórica da SIS (Síntese de Indicadores Sociais) desde 2012, divulgada nesta quarta-feira (06/11), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em 2014, no começo da crise econômica, a Síntese de Indicadores Sociais calculou que 4,5 milhões da população brasileira passaram a viver em situação miserável. Ou seja, em apenas quatro anos o número de pessoas em situação de extrema pobreza aumentou 50%.

Em toda população brasileira, são 6,5% de brasileiros na miséria. De 2017 para 2018, foram 200 mil brasileiros a mais, reflexo da incapacidade do governo à época de criar políticas capazes de reduzir o índice. 

Traçando o perfil da extrema pobreza do país, os dados apontam que a maioria é composta por pretos e pardos (75%), com idade até 59 anos (96%) e sem instrução ou com o ensino fundamental incompleto (60%). 

Uma curiosidade é que o Estado do Maranhão é o maior com número de pessoas com rendimento abaixo da linha da extrema pobreza (19%) e também possui a maioria de trabalhadores informais, segundo o IBGE.