Café Científico promove debate sobre a emergência de animais e humanos

Uma abordagem inter(pós) disciplinar a fim de caracterizar o contraste entre animais e humanos norteará o debate  “Sobre a emergência de animais e humanos” que acontece no Café Científico da UFBA, às 18h30, da segunda-feira (09/06) com a presença do professor-pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo (USP), Stelio Marras.  Durante o evento gratuito, realizado na SaladeArte Cinema da UFBA, no Canela, o professor Marras apresentará subsídios a partir de linhagens heterogêneas de pensamento como a antropologia, filosofia, primatologia, biologia comportamental.

Um dos objetivos da discussão será responder a questão: “Como hoje caracterizar o contraste entre animais e humanos sem nos valermos dos dispositivos epistemológicos modernistas do naturalismo e do sociologismo?”.  O pesquisador apresentará pontes (sem com isso reduzir as diferenças) entre ciências humanas e ciências naturais, no sentido do estabelecimento de uma colaboração cada vez mais urgente entre essas grandes áreas.

De acordo com Marras, “ao refletir sobre crise das práticas e das concepções contemporâneas da dicotomia animalidade e humanidade, pode-se chegar ao reconhecimento de que humanos e não humanos apenas se afirmam como realidades emergentes nas relações que travam entre si. O desafio que se apresenta parece ser o de conceber as diferenças em continuidade umas em relação às outras e a partir dos processos pragmáticos das relações – como entre animais e humanos”, considera.

O Café Científico da UFBA também poderá ser acompanhado via transmissão  ao vivo no link http://aovivo.ufba.br/cafecientifico .

O palestrante

Stelio Marras é Professor-pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), Universidade de São Paulo (USP), desde maio de 2010; Pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (Cesta-USP), desde julho de 2011. Marras é graduado em Ciências Sociais pela FFLCH/USP (1996), Mestre em Antropologia Social pela FFLCH/USP (2002) e Doutor em Antropologia Social pela FFLCH/USP (2009). O pesquisador tem experiência na área de Antropologia com ênfase em antropologia da ciência e da tecnologia, antropologia da modernidade, antropologia da doença e da cura, darwinismo, etnografia em laboratórios e pensamento social brasileiro.

Fonte: www.ufba.br