Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Uma luta igualmente importante será iniciada 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Trata-se dos 16 dias de ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres. A campanha mundial está em atividade desde 1991, em busca da construção de uma sociedade livre dos pensamentos machistas, e, neste novo segmento, luta pelo empoderamento de mulheres negras, que são as que mais sofrem com a violência e marginalização no Brasil.

O país carrega o título de quinta nação mais violenta contra as mulheres e estatísticas assustadoras em relação ao assunto.  Em um solo predominantemente racista, em construção cultural e estrutura sistémica, as mulheres negras sofrem o impacto duplo vindo do racismo e do machismo, e isso é refletido nos salários menores, piores condições de trabalho e de vida, entre outros aspectos. 

Para além dos 16 dias inteiramente dedicados à pauta, é necessário um ativismo constante para combater dados como “uma mulher é agredida a cada 2 minutos no país”. Lamentável. Para avançar neste embate, é necessário uma atuação mais ativa nas redes sociais, nas ruas, no ambiente de trabalho, nas escolas, por exemplo.

A campanha no Brasil começa mais cedo, se tornando 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O movimento começa neste sábado (20/11),  Dia da Consciência Negra, e vai até 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O machismo é cruel e mata impiedosamente.