Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo inicia nesta segunda-feira (07/10)

Começa nesta segunda-feira (07/10), em todos os postos de saúde do país, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O objetivo é atingir dois grupos de pessoas: crianças de seis meses até menores de 5 anos e jovens de 20 a 29 anos e quem não estiver com a caderneta de imunização em dia. Até agosto já foram registrados 5.404 casos confirmados da doença e seis mortes.

O Ministério da Saúde possui como meta a vacinação de 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e a vacina para este grupo vai desta segunda-feira até o dia 25/10, com Dia D no dia 19 de outubro.

Para o segundo grupo, adultos entre 20 e 29 anos e pessoas que não estão em dia com o caderno de vacina, está prevista a liberação da vacina para o dia 18 de novembro. Entre os adultos, o Ministério prever alcançar 13,6 milhões de pessoas.

A importância de se vacinar contra o sarampo evita também complicações como cegueira e infecções que podem levar a óbito. Para garantir o alcance aos grupos indicados para vacinação, o Ministério da Saúde confirmou a compra de 60,2 milhões de doses da tríplice viral à doença nos municípios.

Sarampo na Bahia

Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, entre outros, foram confirmados com casos da doença. Em São Paulo estão concentrados 97% dos casos, total de 5.228 de pessoas infectadas. Na Bahia, já foram registradas 467 notificações da doença. Destas, 204 casos estão sob investigação, enquanto 254 suspeitas já foram descartadas.  Nove casos foram confirmados e sete deles são de residentes da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, onde foi registrado surto da doença pela Secretaria Estadual da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).