Campanha Salarial 2014 da Fasubra

ARTECAMPANHASALARIAL20141O ano de 2014 começa com os desafios para o conjunto trabalhadores no serviço público federal e que se somam à disposição de luta demonstrada pela ultima Plenária Nacional da FASUBRA, que deliberou por agregar as bandeiras de luta da Federação para 2014 à pauta do conjunto dos trabalhadores, cuja primeira atividade é o lançamento da Campanha Salarial em 22 de janeiro.

Para os Técnico-Administrativos em Educação, a Plenária realizada em dezembro de 2013 aprovou como eixos específicos da categoria o cumprimento do acordo de greve; o aprimoramento na carreira com ascensão funcional; turnos contínuos e redução da jornada (30 horas); Não à EBSERH e Não à perseguição e criminalização da luta! Democratização já!

Por sua vez, o Fórum de Entidades do Serviço Público Federal em reunião havida em dezembro de 2013, após a análise de que 2014 será um ano peculiar em virtude da Copa do Mundo e das Eleições para os cargos de representantes da população ao Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e do Poder Executivo nas esferas estadual e nacional, decidiu que as ações deste ano teriam que ocorrer no início do primeiro semestre porque as normas que regem a inclusão de recursos no orçamento impõem limitações de prazo em ano eleitoral.

Para orientar as atividades, o Fórum, do qual a FASUBRA Sindical é integrante juntamente com mais 30 entidades, definiu a seguinte pauta para a Campanha dos Servidores Federais: Definição da Data-Base em 1º de Maio; Negociação Coletiva e liberação para exercício de mandato classista; Política permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações; Cumprimento por parte do Governo dos Acordos e protocolo de intenções firmados; Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores; Retirada dos PLs, MPs e Decretos contrários aos interesses dos servidores públicos; supressão do Artigo 76 da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que define prazo até 31/08 para encaminhar projetos de lei que reestruturam carreiras e concedem qualquer tipo de reajuste aos trabalhadores; Antecipação da parcela do último acordo de greve e, Paridade entre ativos, aposentados e pensionistas.

A mobilização dos trabalhadores no serviço público para forçar o Governo a atender os pleitos tem início no próximo dia 22 de janeiro, com o Lançamento da Campanha Salarial 2014 nos estados da federação. Após essa atividade, a Fasubra realizará em 03 e 04 de fevereiro reunião da Direção Nacional. No dia 05 de fevereiro, uma grande manifestação irá marcar o lançamento nacional da Campanha Salarial 2014.

No dia 06, o Fórum vai realizar o Seminário Dívida Pública, em Brasília. O local do evento ainda será definido pelas entidades. Encerrando essa etapa de mobilização, os trabalhadores federais voltarão a se encontrar em uma ampla Plenária do Fórum das Entidades dos Trabalhadores no Serviço Público marcada para 07 de fevereiro também na capital federal. Um dia depois, as delegações dos sindicatos de base da Federação voltarão a se reunir em Plenária Nacional nos dias 08 e 09 de fevereiro, para debater a conjuntura e deliberar sobre o indicativo de greve. O calendário da Fasubra também contempla a articulação em prol da categoria na Conferência Nacional de Educação, que ocorre de 17 a 21 de fevereiro, e na qual a Federação fará intervenção sobre a Educação e a Greve. Encerrando o calendário de atividades da FASUBRA, nos dias 08 e 09, exatamente um mês após a plenária de fevereiro, uma outra será realizada. Para esta atividade a pauta ainda será organizada pela Direção Nacional da FASUBRA Sindical.

No mesmo caminho da FASUBRA, outros segmentos de trabalhadores do serviço público têm se mobilizado, como a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF), que em seu último congresso aprovou um calendário de lutas que também aponta indicativo de greve para a primeira quinzena de março.

Fonte: ASCOM FASUBRA Sindical