Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomelite e de Multivacinação começam em outubro

Começa no próximo dia 5 de outubro a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite e a Campanha Nacional de Multivacinação. O foco é atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos, segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). As mobilizações serão até o dia 30 de outubro, enquanto o dia “D” será no dia 17 do próximo mês.

O público alvo da campanha contra a Poliomielite serão crianças de até 5 anos. Um dos objetivos é a diminuição do risco de reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil. Cerca de 11.282.424 crianças devem ser vacinadas por todo país.

Já para a multivacinação, crianças e adolescentes até 15 anos serão os alvos. Além de reduzir o risco de contágio de doenças imunopreveníveis, outra meta é conter as taxas de abandono do esquema vacinal. Entre as vacinas contidas no esquema estão: BCG; Hepatite B; Pentavalente; Rotavírus; Pneumococo.

Outras vacinas como a da Febre Amarela também serão distribuídas pelos postos, e deverá ser administrada a partir de nove meses de vida a 59 anos de idade, em pessoas não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, bem como a vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola). Esta última está indicada para crianças de 12 meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Para além das citadas, a Tetra Viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela), meningocócica ACWY e a HPV também estarão disponíveis para vacinação.