Capes lançará quatro iniciativas com verba de R$ 7 milhões para Amazônia Legal

Nesta quarta-feira (20/11), a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) deve lançar quatro iniciativas para o desenvolvimento da pós-graduação nos estados da Amazônia Legal.

O lançamento faz parte do encontro Capes com a Amazônia Legal, que acontece até este sábado (23/11),  na UFAM (Universidade Federal do Amazonas).

A Amazônia Legal engloba oito estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e um pedaço do Maranhão. É 59% de todo território brasileiro.

De acordo com a Capes, serão quatro medidas distribuídas em seguintes partes: A primeira será a assinatura de um acordo para aumentar a fixação de pesquisadores na região, ampliar o apoio ao desenvolvimento científico e reduzir as diferenças regionais no sistema nacional de pós-graduação

A Segunda medida é uma iniciativa que prevê a liberação da segunda parcela de 3,5 milhões do Procad Amazônia (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia) para projetos de pesquisa conjuntos, em redes de cooperação acadêmica.

Depois, serão 3,5 milhões para a formação de enfermeiros, na parceria entre a Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), para o segundo edital deste programa. O primeiro edital foi em 2016.

E por último, a Capes estima uma medida para conceder 50 bolsas de pesquisas, dividida entre doutorado e mestrado, para a Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas).