Caravana Nacional em setembro contra o Ajuste Fiscal e retirada de direitos

Reunidos na manhã desta terça-feira, 23, os membros que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) na sede do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), em Brasília-DF, definiram a realização da Caravana Nacional com acampamento. A FASUBRA Sindical marcou presença por meio dos coordenadores gerais, Gibran Jordão, Leia Oliveira e Rogério Marzola, e os coordenadores Paulo Vaz, Edson Lima, Eurídice Almeida e Fernando Salvador Pedro.

O evento vai reunir milhares de servidores públicos federais de todo país nos dias 12, 13 e 14 de setembro, em Brasília, contra o Ajuste Fiscal (PLP 257/16 e PEC 241/16), a reforma da Previdência, as privatizações e em defesa de salários, direitos e emprego.

 

Reunião Ampliada

No dia 12, será organizada a caravana com acampamento na Esplanada dos Ministérios. A grande marcha acontece no dia 13, no Eixo Monumental até o Congresso Nacional.

Para encerrar as atividades, no dia 14, será realizada uma Reunião Ampliada do Fonasefe com todos os caravaneiros do serviço público para avaliar a perspectiva de greve geral do funcionalismo público com indicativo para a segunda quinzena de setembro.

O convite foi estendido à sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais, que também representam trabalhadores das esferas municipal e estadual em reunião realizada no período da tarde no Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal (SINIPOL).

A articulação para construir um movimento em defesa do serviço público e dos trabalhadores aprovou quase todos os encaminhamentos do Fórum. A tendência é ampliar o convite aos movimentos estudantis e sociais.

A FASUBRA orienta os sindicatos de base que puderem enviar trabalhadores técnico-administrativos para representar a categoria e pressionar o atual governo interino contra a retirada de direitos constitucionais.

 Fonte: FASUBRA

Principais encaminhamentos do Fonasefe

  • Realização da Caravana Nacional à Brasília dos servidores públicos federais com acampamento de 12 a 14 de setembro;

  • No dia 14 de setembro será realizada a Reunião Ampliada do Fonasefe para avaliação e perspectivas da greve geral no funcionalismo, com indicativo para segunda quinzena de setembro;

  • Estender o convite aos sindicatos e federações de trabalhadores que estão em campanha salarial (Petroleiros, Correios e Bancários) e às Centrais Sindicais;

  • Convocar reuniões estaduais do funcionalismo urgente para construir a caravana à Brasília;

  • Os eixos centrais da Caravana à Brasília será a luta contra o Ajuste Fiscal( PEC 241/16 e PLP 257/16), contra a reforma da previdência, as privatizações e em defesa de salários, direitos e emprego.

Confira o relatório da reunião do Fórum aqui!

Fonte: FASUBRA