Cartórios privatizados permanecem fechados hoje

Os dois dias reservados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para a operação de transferência dos arquivos dos cartórios extrajudiciais, que a partir de segunda-feira (26) deixam o antigo regime estatal para o privado, não foram suficientes e algumas unidades da capital não conseguiram concluir a migração dos dados até o final da tarde deste domingo.
Com isso, alguns cartórios amanhecerão fechados nesta segunda. Durante todo o final de semana, inclusive neste domingo (25), as equipes trabalharam para assegurar o melhor atendimento possível nesta segunda, mas somente os quatro cartórios extrajudiciais de protesto irão abrir, em Salvador.
A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) previa que nos primeiros dias da operação em novo regime poderiam ocorrer imprevistos no sistema informatizado, assim como na rede de telefonia interligada à internet, como ocorreu durante o processo de mudança em outros estados.
Os cartórios privatizados foram transferidos para novos endereços em Salvador e no interior a partir de quinta (22). O tempo para instalação de novos equipamentos e softwares (programas) acabou comprometendo o cronograma do trabalho.
“É importante que a comunidade esteja informada sobre a complexa transição do sistema de computação. A mudança na plataforma de trabalho ocasionou transtornos operacionais que são comuns em situações como esta”, informou a Anoreg.
A Bahia conta com 1.439 cartórios extrajudiciais, dos quais mais da metade se encontram vagos. Ao todo, 156 cartórios fizeram a opção pelo regime privado, mas apenas 139 dos novos apresentaram a documentação exigida pelo TJ-BA.

Fonte: Tribuna da Bahia