Casos de feminicídio aumentam no 1º semestre no Brasil em comparação com o ano passado

Em novo levantamento, o número de mulheres assassinadas no primeiro semestre de 2020 foi maior do que o mesmo período do ano passado. Os dados são da pesquisa realizada pelo G1, que apontou crescimento de 2% nos casos. No total foram 1.890 mulheres mortas de forma violenta durante os seis primeiros meses do ano.

A plataforma do G1 utilizou dados oficiais dos 26 estados e Distrito Federal para realizar a contagem. Demais crimes contra a mulher, como agressões e estupros, caíram no país.

Os casos de feminicídio, quando as mulheres são mortas pelo simples fato de serem mulheres, totalizaram 631 crimes entre janeiro e junho deste ano. 

A atenção deve ser dobrada durante o período de pandemia da Covid-19, já que com medidas de isolamento social, ou seja, quando as pessoas precisaram ficar mais tempo em casa, ocorrem maiores suspeitas de subnotificações, devido maior dificuldade na denúncia.

Registros de violência doméstica caíram 11%, e os estupros e estupros de vulneráveis tiveram, respectivamente, uma queda de 21% e 20%.