Casos de feminicídio crescem em 32% na Bahia

A SSP-BA (Secretaria de Segurança Pública do estado) divulgou os dados sobre os casos de feminicídio na Bahia, que registraram um crescimento de 32% entre janeiro e dezembro de 2019. Foram 101 ocorrências, comparado ao mesmo período de 2018, com 76 registros.

O relatório foi divulgado durante a apresentação do balanço de ações da SSP-BA, no COI (Centro de Operações e Inteligência (COI), localizado no CAB, que contém também as operações realizadas pela Ronda Maria da Penha. No ano passado, foram 24 mil ações ostensivas e 10.726 fiscalizações de medidas protetivas, além de 76 prisões efetuadas.

Segundo o secretário da Segurança Pública da Bahia, o feminicídio tem causas múltiplas, começa com agressão verbal, até progredir para uma situação mais grave.

A SSP-BA informou que até fevereiro deste ano um protocolo de medidas será adotado como uma das alternativas para reduzir o número de feminicídios no Estado. Atualmente, Salvador conta com duas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam) e outras 10 unidades especializadas estão espalhadas pelos 416 municípios da Bahia. 

 

Foto: G1 globo